Homens, fiquem atentos aos sinais de câncer testicular

O câncer de testículo é um dos cânceres mais diagnosticados em homens, especialmente na faixa entre os 30 e 39 anos. No entanto, o sinal de alerta já está acionado, pois o câncer testicular está apresentando uma taxa de aumento entre os jovens a partir dos 15 anos de idade.

Estima-se que mais de 90% dos casos da doença comecem em células conhecidas como germinativas – aquelas que produzem o esperma.

Muito provavelmente exista um grande número de homens que sofrem com o problema, mas ainda não conseguiram identificar os sinais ou já perceberam os sintomas e acabam esperando muito tempo até tomar alguma providência.

Há casos onde os homens esperam cerca de cinco meses antes de falar sobre os sintomas e isso agrava a situação, pois, nesse período o tumor pode se espalhar e complicar o quadro clínico.

Então, senhores, para que vocês não digam que não sabiam os sintomas, que não procuram por atendimento a tempo por falta de informação, tomem nota dos principais sinais do possível aparecimento do problema:

– aparecimento de um nódulo indolor no testículo;

– inchaço do testículo (com ou sem dor);

– sensação de peso no escroto;

– sensação de incômodo no testículo, escroto ou virilha; e

– sensibilidade ou alterações no tecido mamário masculino.

Se diagnosticado e tratado precocemente, a taxa de sobrevivência para câncer testicular costuma ser bastante alta, chegando a cerca de 95% de sucesso.

Notou algum desses sintomas? Então procure imediatamente um urologista e faça todos os exames que ele te recomendar e siga todas as orientações que te forem prescritas.

Não se deixe enganar… por se tratar de uma doença bastante silenciosa, ao menor sinal de alteração procure por ajuda.

Referências Bibliográficas

“Testicular cancer in young adults” – British Journal of Cancer, 2019 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6783042/

“Testicular Cancer” – American Cancer Society, 2022 – https://www.cancer.org/cancer/testicular-cancer.html

“Management of early-stage testicular cancer” – The Lancet Oncology, 2022 – https://www.thelancet.com/journals/lanonc/article/PIIS1470-2045(22)00056-7/fulltext