Óleo Essencial de Aloe Vera: Alívio para Dores e Inflamações Tópicas

Você provavelmente já ouviu falar da aloe vera. Essa planta, também conhecida por seu nome popular babosa, tem efeitos conhecidos em:

• Queimaduras solares;
  • Tratamentos para pele;
  • Acidez estomacal;
  • Estímulo da produção de colágeno;
  • Redução da inflamação silenciosa; e
  • Tratamento do herpes.

O óleo de aloe vera contém vitaminas A, B1, B2, B6, C e E. Além disso, como a aloe vera tem boa capacidade de extrair minerais do solo, ela está repleta deles. Os principais são ferro, cobre, magnésio, cálcio, manganês, sódio e potássio. E mais: a planta conta com cerca de 20 aminoácidos, lipídios e polissacarídeos.

Conheça os benefícios do uso do óleo de aloe vera:

1 – Alívio de dores e inflamação

As características da planta fazem com que o óleo essencial de aloe vera seja uma ótima pedida para redução de dores e mesmo de inflamações pelo corpo.

Embora o “gel” natural da planta não seja contraindicado para uso tópico, sua diluição em óleo facilita o uso como óleo de massagem. Ao utilizá-lo para massagear pontos de dor, você obtém esse benefício de forma simples e natural.

2 – Picadas de insetos

Algumas picadas de insetos são realmente incômodas — desde as dos mosquitos, que causam coceira, até a de vespas e abelhas, que causam inchaço e dor.

Nesses casos, aplicar um pouco do óleo essencial de aloe vera pode proporcionar diminuição dos sintomas desfavoráveis no local e aliviar o inchaço. Nada como a natureza para um auxílio nesse momento!

Cuidados com o óleo essencial de aloe vera

Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas a esse óleo essencial. Além disso, ele pode interagir com certos medicamentos, como aqueles para diabetes, diuréticos ou laxativos.

Portanto, se você se enquadra em algum desses casos, converse com seu médico. Não tome nenhuma decisão por conta própria e não suspenda tratamentos que já esteja fazendo.

Ficha técnica:

Nome científico: Aloe vera

Para que serve: Alívio de dores e inflamações pelo corpo, como artrite, picadas de inseto, queimaduras solares, tratamentos de pele e herpes.

Formas de uso:

• Massagem: 40 a 50 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
  • Óleo para rosto: 5 gotas em 1 colher de café de óleo vegetal;
  • Óleo para cabelos: Em média 10 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
  • Uso tópico: Em média 20 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.