Há algo de estranho acontecendo… O número de crianças com alergias parece estar sempre aumentando, embora todos os avanços na área da saúde…
Bebês com pouco tempo de vida já apresentam diversos desses problemas, deixando mães e pais preocupados e buscando solucionar a questão.
A resposta, mais uma vez, não é nenhum remédio ou tratamento mirabolante…
Trata-se de se alimentar bem e deixar a natureza fazer o seu papel!
Duvida? Então veja o que uma pesquisa feita na Suécia acabou de descobrir sobre crianças alérgicas…
Monitorando alergias
Pesquisadores da Chalmers University of Technology, na Suécia, vêm acompanhando a algum tempo mais de 650 famílias que tiveram bebês.
Dessas, 500 mães forneceram relatórios completos sobre sua alimentação em 3 momentos:
- quando estavam grávidas;
- após darem à luz;
- e quatro meses depois do nascimento das crianças.
Os bebês, com um ano de idade, também foram avaliados em busca de alergias como eczema atópico, alergia alimentar e asma.
Depois de excluir outros fatores, o estudo chegou à conclusão de que os bebês saudáveis, que não tinham alergias, eram das mães que consumiam um alimento natural comum…
O leite!
A pesquisa foi clara ao identificar leite de vaca, tomado pelas mães durante a amamentação, como o responsável pela prevenção das alergias:
“Neste estudo, pudemos realmente verificar a ingestão relatada de leite e produtos lácteos pelas mulheres por meio de biomarcadores em seu sangue e leite materno. Os biomarcadores são dois ácidos graxos formados no estômago da vaca, que são específicos para produtos lácteos.”, comenta a Dra. Mia Stråvik.
Ainda não se sabe ao certo por que o leite aumentou a proteção contra as alergias…
Mas os pesquisadores acreditam na hipótese de que as mães beberem leite no período em que estavam amamentando ajudou na ativação e maturação do sistema imunológico das crianças.
Tudo isso por causa do contato precoce com micro-organismos, através do leite materno.
Incrível, não é mesmo?
Qual o melhor leite?
Não é a primeira vez que se associa o consumo de leite à redução de alergia.
Outros estudos mostram que há ainda um leite mais benéfico: o leite cru.
Diversos estudos europeus demonstraram como crianças que tomavam leite cru, por toda a Europa, tinham de 30 a 50% menos risco de alergia.
É importante destacar que nesse caso se observou crianças mais velhas, que já bebiam leite de vaca.
Apesar do número variar entre as pesquisas, em todos se destacaram os benefícios desse leite não processado para a imunidade.
Como já comentei por aqui, muitas vezes o leite passa por pasteurização para se eliminar bactérias patogênicas que são adquiridas durante o manejo inadequado – como no caso do gado confinado, que precisa até receber antibióticos para conseguir viver nessas condições hostis.
O ideal seria um leite cru de animais criados a pasto, da forma natural, o que seria seguro e dispensaria a necessidade do processamento.
Nesse caso, ficam somente as bactérias boas, e o leite se torna um alimento vivo e benéfico para o sistema imunológico.
É claro que para isso ocorrer há diversos cuidados a serem tomados, como inspeções sanitárias que garantam a qualidade e a segurança da bebida.
Pode ser um desafio em países grandes como o Brasil, mas não é impossível.
Se você quiser saber mais sobre o leite cru, clique aqui para ver uma lista de artigos sobre assuntos aqui do site.
Mais e mais pessoas se conscientizando dos benefícios desse leite natural. Seja também uma delas!
Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Mia Stråvik, Malin Barman, Bill Hesselmar, Anna Sandin, Agnes E. Wold, Ann-Sofie Sandberg. Maternal Intake of Cow’s Milk during Lactation Is Associated with Lower Prevalence of Food Allergy in Offspring. Nutrients, 2020; 12 (12): 3680 DOI: 10.3390/nu12123680.
- Chalmers University of Technology. “Drinking milk while breastfeeding may reduce the child’s food allergy risk.” ScienceDaily. ScienceDaily, 21 December 2020.
- The Journal of Allergy and Clinical Immunology January 2015, Volume 135, Issue 1, Pages 56-62.e2
- Journal of Allergy and Clinical Immunology August 29, 2011
- Clin Exp Allergy. 2007 May;37(5):661-70.
- Atenção: o leite cru faz bem para você! – www.DrRondo.com