Microbiota e efeito no câncer

Cada vez mais fica evidente a importância da composição da microbiota ter influência em todas as doenças e na formação de tumor não é diferente.

Ela pode inibir ou estimular o desenvolvimento de um tumor.

Pesquisa recente publicada pelo National Institute of Health, mostra que o microbioma pode controlar as respostas anti tumor no fígado.

Havendo disbiose automaticamente rompe-se a boa função imunológica, gerando as consequências que são a inflamação, ligada com todos os tipos de câncer, mesmo que o indutor inicial seja outra causa.

Veja o que um artigo da Nature, comenta:

“as bactérias têm sido associadas ao início e à progressão do câncer. Alguns desses micróbios ativam respostas inflamatórias e rompem as camadas de muco que protegem o corpo de invasores externos, criando um ambiente que apoia o crescimento do tumor”.

Como cânceres tem infecções agindo:

– H. Pylori – câncer gástrico

– Hepatite C – carcinoma hepatocelular

– Salmonela entérica – câncer de vesícula

– Haemophilus influenza – tumor em baixo trato respiratório

– Candida Albicans – tumor do trato respiratório inferior

Microbioma e tratamento de câncer

Dependendo da microbiota, teremos melhor ou pior eficiência das medicações anti-câncer.

Tudo vai depender da ativação do sistema imune, o que garante mais eficiência terapêutica.

Quando não se tem determinadas bactérias boas, não haverá adequada resposta anti-tumor.

Por exemplo, Bifidumbacterium aumenta a eficiência de imunoterapia para câncer, observado em animais.

Bactérias intestinais e proteção contra o câncer

Pesquisadores do Snyder Institute for Chronic Diseases at the Cumming School of Medicine (CSM), no Canadá, acabam de publicar um estudo na renomada revista Science, onde afirmam ter descoberto quais bactérias intestinais ajudam no combate ao câncer.

Eles buscavam a resposta para um mistério. Por que a imunoterapia, um tratamento para o câncer que visa estimular a resposta imunológica do corpo para combater a doença, funcionava somente em algumas pessoas?

O palpite da equipe é que esses bons resultados estavam ligados à ecologia intestinal. Para confirmar, eles fizeram testes com ratos com tumores. Os animais receberam as bactérias benéficas que os cientistas suspeitaram ser as responsáveis pelo auxílio no tratamento.

Depois, os ratinhos passaram pelo tratamento de imunoterapia. Incrivelmente, a hipótese foi confirmada. Nos animais com as boas bactérias, o tratamento funcionou e os tumores diminuíram! Já nos outros, não se observou o mesmo resultado.

Segundo o Dr. Lucas Mager, principal autor do estudo:

“Descobrimos que essas bactérias produzem uma pequena molécula, chamada inosina. A inosina interage diretamente com as células T e, junto com a imunoterapia, melhora a eficácia desse tratamento, em alguns casos destruindo todas as células do câncer colorretal.”

Os pesquisadores comentam ainda que as bactérias intestinais boas presentes nos ratos são as mesmas presentes nos intestinos dos humanos. Ou pelo menos elas deveriam estar lá… Será que estão no seu?

Portanto, corrigir a microbiota é fundamental com:

– dieta rica em fibras, especialmente as solúveis (probióticos), proteína (provenientes de carne de gado, vísceras e miúdos, laticínios e ovos de animais criados a pasto) e gordura boa em moderação (azeite, óleo de coco, abacate, manteiga, ghee e ômega-3) e pouco carboidrato. Evitar os refinados, industrializados, açúcares e frutose

– alimentos fermentados como kefir, natto, kimchi, picles, sopa de missô, chucrute, iogurte natural, leite e queijo crus.

– probióticos de acordo com a necessidade

A relação entre a microbiota e o câncer é uma área de estudo fascinante, destacando o papel significativo que nosso equilíbrio microbiano desempenha tanto na prevenção quanto na resposta ao tratamento do câncer. Descobertas recentes sugerem que uma microbiota saudável pode influenciar positivamente a eficácia da imunoterapia, abrindo novas perspectivas para estratégias de tratamento personalizadas. Para saber mais sobre como o estado da sua microbiota pode afetar sua saúde geral e o potencial de prevenir ou combater o câncer, agende uma consulta e vamos explorar juntos o poder da sua ecologia intestinal.

Quer saber mais sobre como sua ecologia intestinal interfere no funcionamento do seu corpo? clique aqui para saber mais sobre como sua ecologia intestinal interfere em todo o organismo!

– Institute of Science for Society February 26, 2014

– Nature May 23, 2018