O açafrão é uma raiz usada há milênios como um saboroso tempero. Mas ele também pode ser visto como um produto medicinal, com muitos benefícios para a saúde. Alguns deles, porém, só têm sido descobertos mais recentemente. O segredo está na presença da curcumina.
Há alguns usos do açafrão que poucos conhecem. E se já gostavam dele antes, imagina depois de saber tudo isso! Duvida? Então confira!
Açafrão e dieta keto
Se você está fazendo uma dieta keto, priorizando gorduras vegetais boas, proteínas em moderação e carboidratos virtualmente zero, pode sim fazer uso do açafrão. E mais: ele pode lhe ajudar a atingir seus objetivos!
A raiz é fonte de curcuminoides, antioxidantes poderosos que atuam prevenindo inflamações e outros problemas de saúde. Porém, muitas pessoas que fazem dieta keto costumam deixar esses componentes de lado, e agregar o açafrão às suas receitas é uma boa pedida. O melhor: seus pratos vão ficar ainda mais gostosos!
Melhora da sensibilidade à insulina
A dieta keto, por si só, é incrível para normalizar seus níveis de açúcar no sangue. Isso, todos já sabem. Mas o açafrão turbina esse fator. A curcumina simplesmente regula os receptores de insulina para que eles respondam de forma adequada aos comandos do seu organismo.
Além disso, a substância é uma ativadora da função hepática. Pesquisas mostram que ela atua no fígado potencializando a redução de triglicérides e açúcar do sangue.
Portanto, eis uma boa ideia se você quer se prevenir de problemas metabólicos como a diabetes. E repetindo: o potencial é ainda maior quando associado a uma dieta cetogênica!
Açafrão e inflamação
O bom equilíbrio da sua sensibilidade à insulina já é um fator importante para reduzir processos inflamatório no seu corpo. Mas além disso, o açafrão auxilia na regulação das enzimas LOX e COX, que estão relacionadas à inflamação.
Elas são o alvo de muitos medicamentos, mas ao contrário desses, o uso do açafrão não traz efeitos colaterais ocultos. Para melhorar ainda mais, o tempero potencializa antioxidantes como glutationa, superóxido dismutase e catalase.
Combate ao câncer
As pesquisas recentes têm mostrado que o açafrão e seus princípios ativos estão relacionados ao combate a certos tipos de câncer. Seus principais efeitos nesse sentido são a redução da atividade de células cancerígenas e até a destruição das mesmas.
Não podemos nos esquecer que o próprio efeito anti-inflamatório dessa super raiz tem efeitos preventivos contra o câncer, o mesmo valendo para a dieta keto. É por isso que você deve contar com ela desde já. Afinal de contas, a prevenção é a melhor medicina!
–
Referências bibliográficas:
- J Pharmacol Exp Ther. 2014 May;349(2):248-57
- Mol Nutr Food Res. 2013 Sep;57(9):1529-42.
- Adv Exp Med Biol. 2007;595:213-26.
- J Cell Mol Med. 2014 Jul;18(7):1392-406
- Phytother Res. 2014 Dec;28(12):1796-800
- J Tradit Complement Med. 2017 Jul; 7(3): 339–346.