7 Benefícios do Óleo Essencial de Capim-Limão

Você conhece o óleo essencial de capim-limão? Se não, é bem provável que conheça a planta. Ela é muito utilizada no Brasil para se fazer infusões, enquanto na Ásia, de onde é originária, é mais utilizada em receitas. Por lá, é adicionada em uma imensa variedade de comidas, do curry às carnes, passando até mesmo pelos pratos típicos com frutos do mar.

O óleo essencial é extraído das folhas desidratadas do capim-limão. Ele é usado tanto na indústria de cosméticos, em sabonetes, loções e cremes, quanto para tratamentos naturais para a saúde. Quer conhecer alguns desses benefícios? Então, vamos lá!

Benefícios e usos do óleo essencial de capim-limão

1 – Óleo de massagem: o óleo essencial de capim-limão pode ser diluído em um óleo carreador, como óleo de amêndoas ou de oliva, e usado como óleo de massagens.

2 – Ideal para banhos de imersão: você pode diluir algumas gotas em uma bacia de água morna para mergulhar os pés ou até mesmo todo o corpo (nesse caso, em uma banheira, é claro). É relaxamento garantido! Na medicina tradicional asiática, costuma se usar esse mergulho dos pés como forma de reduzir a febre.

3 – Repelente de insetos: usar este óleo essencial em um difusor pode ajudar a espantar insetos. Uma boa pedida para um país tropical e com tantos casos de doenças relacionados a mosquitos, como a dengue, a zika e a chikungunya. Você pude usá-lo nesta receita que já ensinei por aqui, substituindo o óleo de eucalipto pelo de capim-limão.

4 – Anti-inflamatório: segundo pesquisa indiana de 2005, o óleo essencial de capim-limão está entre aqueles com maior potencial anti-inflamatório.

5 – Ação contra micro-organismos: assim como diversos outros óleos essenciais, o de capim-limão apresenta bons resultados no combate a fungos e bactérias.

6 – Ação contra problemas digestivos: pesquisas apontam que o uso do capim-limão tem efeitos positivos no caso de problemas digestivos. Isso vale desde diarreias até danos gástricos causados pelo álcool.

7 – Proteção contra vírus: uma pesquisa feita em 2017 avaliou a ação de diversos óleos essenciais contra vírus. Dentre eles, o de capim-limão apresentou bons resultados. Vale a pena considerar esse dado em meio à essa pandemia causada pelo COVID-19. Clique aqui para saber mais sobre o assunto.

Cuidados no uso dos óleos essenciais

Sempre é bom lembrar que são necessários alguns cuidados antes de utilizar qualquer produto, mesmo os naturais, como os óleos essenciais. Procure sempre por profissionais habituados a esse tipo de tratamento, e nunca substitua nenhum medicamento por conta própria. Dessa forma, você poderá usar a natureza a seu favor em busca de uma Supersaúde!

Ficha técnica:

Nome científico: Cymbopogon citratus

Para que serve: combater insetos, vírus e bactérias; anti-inflamatório; traz efeito relaxante.

Formas de uso:

  • Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
  • Banhos: 20 gotas. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar à água da banheira ou espalhar pelo chão do box;
  • Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
  • Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
  • Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
  • Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
  • Óleo para cabelos: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo;
  • Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >