Por que os Diabéticos Precisam Tomar Cuidados Especiais com o COVID-19

Como se não bastassem todos os cuidados que os diabéticos precisam ter no dia a dia, agora eles têm um desafio a mais: o novo coronavírus – o COVID-19. Isso porque segundo os pesquisadores, pessoas com diabetes estão no grupo de risco. Todo cuidado é pouco!

Mas por que os diabéticos correm mais perigo? Bom, é como se diz, contra fatos não há argumentos. E as estatísticas coletadas em Wuhan, na China, onde a doença foi identificada a princípio, mostraram que entre os primeiros pacientes que tiveram complicações graves por conta do vírus muitos eram portadores de diabetes mellitus.

Segundo o Dr. Paul Stewart, professor da Universidade de Leeds e editor do Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o que ocorre é que certos distúrbios do sistema endócrino, como a diabetes, afetam a capacidade do organismo de produzir hormônios esteroides – ou glicocorticoides – para ajudar a superar infecções.

É por isso que pacientes com esse tipo de condição podem desenvolver sintomas mais graves caso sejam infectados pelo COVID-19. Em outras palavras, o corpo não tem a mesma força para lutar contra o vírus, e a doença evolui com mais perigos para esses indivíduos.

Atenção também para uso de medicamentos

O editorial faz ainda um alerta para pessoas que tomam medicamentos que contêm glicocorticoides. Esses hormônios são a base de muitos remédios voltados para tratamento de inflamações, como asma, alergias e artrite.

Quando se usa os glicocorticoides, o organismo reduz sua produção própria, o que pode gerar uma baixa do sistema imunológico. Esses pacientes precisam ficar atentos para as medidas de isolamento social, pois correm mais riscos de serem infectados. E caso isso ocorra, eles também estão sujeitos a uma evolução perigosa da doença pelos mesmos motivos dos diabéticos.

Então, se você está nesse grupo de risco, ou seja, se é diabético ou faz uso desses medicamentos, tome o máximo de cuidado. Nas palavras do Dr. Stewart: “O quadro científico indica que essas pessoas precisam se autoisolar, para tentar reduzir a chance de infecção da mesma maneira que a população em geral”.

Portanto, faça sua parte. Siga a recomendação das autoridades médicas. Isso é fundamental nesse momento pelo qual passamos. Supersaúde!

• Paul M Stewart, Raghavendra G Mirmira, Ursula B Kaiser. Our Response to COVID-19 as Endocrinologists and Diabetologists. The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, 2020; 105 (5) DOI: 10.1210/clinem/dgaa148.
  • The Endocrine Society. “Individuals taking class of steroid medications at high risk for COVID-19.” ScienceDaily. ScienceDaily, 31 Mar. 2020.
  • Medical teams need to be alert to the extra risks faced by diabetics from COVID-19. Eurekalert. 2 Apr. 2020.