Você não está errado por querer tirar um cochilo no meio da tarde

Não tem como negar… aquele cochilo pós-almoço é um dos grandes prazeres da humanidade. Ainda mais se consideramos toda a agitação do mundo moderno, onde estamos o tempo todo apressados, atarefados, estressados e, consequentemente, com problemas para dormir.

A boa notícia é que, além do descanso, aquele cochilo providencial durante o dia também traz benefícios para a saúde.

Não é de hoje que os cientistas falam sobre a importância dessa pausa. Inclusive, um estudo publicado na Gernerak Psychiatry mostrou que cochilar regularmente à tarde pode ajudar na nossa agilidade mental. Isso nos auxilia na capacidade de termos uma maior consciência de onde estamos, nossas habilidades verbais e a memória em geral.

O resultado foi obtido após uma avaliação realizada com 2.214 pessoas saudáveis, com faixa etária acima dos 60 anos. Esse estudo foi realizado em cidades da China, como Pequim, Xangai e Xian. Do total de participantes, 1.534 tiravam um cochilo rotineiro à tarde e os outros 680 permaneciam acordados durante todo o dia.

Durante o estudo, todos os participantes passaram por exames de saúde. Os testes incluíam 30 medidas diferentes de força e funcionamento cognitivo, tais como habilidades visuoespaciais, memória, capacidade de atenção, habilidades de resolução de problemas, consciência locacional e habilidade verbal.

 

Mas atenção!

Estamos falando aqui de cochilos rápidos durante o dia. Ok? Não estamos falando em dormir longas horas. Assim como tudo na vida, até o cochilo, se tirado em excesso, pode trazer danos para a saúde.

Uma soneca ideal, de acordo com outros estudos já publicados, dura em média de 7 a 10 minutos. Pode parecer pouco se considerarmos o nosso nível de cansaço, mas esses minutos são mais do que suficientes para energizar o nosso corpo. Até 15 minutos ainda são toleráveis, digamos assim. Agora, ao ultrapassar esse período você vai se sentir mais sonolento ao acordar.

 

Benefícios da famosa soneca no meio da tarde para a saúde

1 – Saúde do coração: redução do cansaço, do estresse e dos riscos inflamatórios e menor mortalidade relativa a condições coronarianas.

2 – Função cognitiva:  diversos estudos indicam que uma soneca rápida tem efeitos na sua saúde cognitiva. O tempo de sono varia em cada uma delas, mas o ponto em comum é a afirmação de que há melhoras no desempenho mental e no estado de alerta durante o restante do dia.

3 – Estresse e ansiedade: os cochilos ajudam a reduzir estados de estresse e ansiedade. Estudo confirmam que, em adultos, a soneca pode combater os efeitos nocivos de uma noite mal dormida. Já em crianças, os estudos mostram que aquelas que cochilam têm menores níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

4 – Atividade física: ao testar os efeitos das sonecas em voluntários, ficou claro que houve melhoras na reação motora e maior eficiência em tempos de corrida entre os adeptos do cochilo.

5 – Controle do apetite: Para aqueles que estão buscando emagrecer, pode ser difícil controlar os desejos de passar da conta na hora de comer. Mas até nesse caso um bom cochilo rápido pode ajudar. Principalmente durante a tarde, onde muitas pessoas sentem desejo de alimentos doces. Trata-se de uma demanda por manutenção do açúcar sanguíneo. Uma soneca entre 10 e 15 minutos pode melhorar sua concentração e reduzir o estresse, consequentemente reduzindo a vontade de comer esse tipo de alimento.

Agora, quando alguém vier questionar o seu hábito – ou necessidade – de tirar uma sonequinha, mostre para ela que ela também deveria fazer o mesmo. Um cochilo rápido no meio da tarde é uma questão de saúde!

 

Referências Bibliográficas

– 5 Benefícios de uma Boa e Rápida Soneca: https://drrondo.com/5-beneficios-de-uma-boa-e-rapida-soneca/

– A ciência diz que tirar uma soneca à tarde pode levar a uma mente mais afiada: https://www.marthastewart.com/8053412/afternoon-naps-can-help-mental-agility-inflammation-new-study

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >