As varizes ocorrem quando suas veias começam a engrossar e se curvar de forma inadequada, geralmente adquirindo coloração azulada ou arroxeada. Embora qualquer veia superficial do seu corpo possa passar por esse processo, ele é mais comum nas veias das pernas.
Isso ocorre porque as veias das suas pernas precisam trabalhar contra a gravidade para bombearem o sangue de volta para seu coração. Elas têm válvulas que se abrem para a passagem do sangue, além de evitarem que o líquido retorne na direção contrária.
Quando essas válvulas enfraquecem por algum motivo ou se danificam, o sangue se acumula no local ou retorna, causando o esticamento ou torção da veia – ou seja, as temidas varizes.
Em alguns casos, elas podem parecer apenas um incômodo estético; em outros, causam dores e incômodo, como pernas pesadas, cãibras, inchaço e até mesmo descoloração da pele ao redor.
Fatores de risco para as varizes
- Sexo – por conta de seus hormônios, mulheres têm uma maior disposição a apresentar o problema do que os homens.
- Idade – o risco de varizes aumenta conforme a idade, com diminuição da saúde circulatória.
- Obesidade – essa condição aumenta a pressão nas suas veias, aumentando também os riscos de varizes.
- Ficar sentado ou em pé por longos períodos – permanecer nessas posições por muito tempo pode atrapalhar sua circulação e também aumentar o risco.
Como prevenir e tratar
Como sempre digo, a prevenção é a melhor medicina. Portanto, se você começar agora a se cuidar, pode evitar o sofrimento futuro. Boas indicações de prevenção são:
1- Bioflavanoides
Fortalecem as paredes dos capilares sanguíneos, tornando-os mais resistentes e flexíveis. Você os encontra em vegetais de folhas escuras, alho, cebola e berries, além de outros vegetais e frutas. Rutina e Hesperidina são bioflavanoides conhecidos por fortalecer os vasos sanguíneos, sendo inclusive usados em fórmulas para varizes e hemorroidas.
2 – Vitamina K2
A vitamina K2 é a responsável por direcionar o cálcio para ser absorvido pelo esqueleto, evitando que se deposite em locais inapropriados, como articulações e artérias. Além disso, ela vai direto para a parede dos vasos sanguíneos, ossos e outros tecidos, exceto o fígado.
3 – Exercícios
Exercitar-se melhora sua circulação, além de manter você mais magro, naturalmente reduzindo sua pressão e evitando a formação de varizes. Uma boa dica é o exercício supra-aeróbico, que pode ser feito em 20 minutos e oferece resultados fantásticos.
4 – Alimentação e saúde intestinal
Alimente-se de acordo com seu tipo metabólico, e lembre-se de caprichar nas fibras. Isso vai melhorar o seu “tempo de trânsito”, ou seja, o tempo da passagem dos alimentos pelo seu corpo até serem eliminados. Um fator preventivo importante.
Lembre-se ainda que as varizes podem ser uma indicação de algum outro problema no seu corpo. Uma vez que aparecem e persistem incomodando, o indicado é que você converse com o seu médico. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas: