A lavanda é uma flor cultivada há séculos na Europa, Ásia e África. Ela até pode ser usada com finalidade ornamental, mas a maior parte de sua cultura é voltada para a produção do óleo essencial de lavanda.
Existem diferentes espécies da flor, e cada uma delas resulta em um tipo de óleo essencial também diferente. Por suas características únicas, eles atendem a variados objetivos.
Aquela conhecida como lavanda inglesa, por exemplo, tem um cheiro mais adocicado, sendo muito usada para fragrâncias de perfumes, sabonetes e cosméticos em geral. Já a lavanda holandesa tem um nível maior de terpenos, uma substância volátil que tem ação antifúngica e antimicrobiana.
Combate a micro-organismos
Um estudo australiano analisou o uso do óleo essencial de lavanda para o combate de protozoários causadores de doenças como giárdia e tricomoníase.
No laboratório, os cientistas concluíram que uma solução de 1% de óleo essencial de lavanda foi capaz de simplesmente eliminar os micro-organismos perigosos.
Óleo essencial de lavanda e relaxamento
O cheiro do óleo essencial de lavanda é comumente conhecido como relaxante, sendo muito utilizado na aromaterapia. E recentemente, uma nova pesquisa comprovou esse fato.
Os cientistas expuseram ratos de laboratório ao cheiro do linalol, substância responsável pelo aroma do óleo essencial de lavanda. Eles concluíram que o aroma agradável funcionava, nos animais, como um gatilho olfativo para o relaxamento.
Os resultados foram tão bons que os pesquisadores já estão pensando em como utilizar o processo no tratamento da ansiedade. Isso poderia inclusive ser uma alternativa futura às drogas químicas voltadas para esse objetivo.
Segundo um dos pesquisadores:
“Esses achados, no entanto, nos aproximam do uso clínico do linalol para aliviar a ansiedade – na cirurgia, por exemplo, onde o pré-tratamento com ansiolíticos pode aliviar o estresse pré-operatório e assim ajudar a colocar os pacientes sob anestesia geral de forma mais suave.
O linalol vaporizado também pode fornecer uma alternativa segura para pacientes com dificuldades de administração oral ou supositório de ansiolíticos, como lactentes ou idosos confusos.”
Mais uma vez, é a ciência moderna confirmando efeitos conhecidos pela sabedoria popular. Então, se você anda estressado e precisando relaxar, que tal contar o maravilhoso aroma do óleo essencial de lavanda? Aproveite!
Ficha técnica:
Nome científico: Lavandula angustifolia
Para que serve: promove a calma e o relaxamento e combate micro-organismos.
Formas de uso:
● Aromatizador: aproximadamente 15 gotas.
● Banhos: em média 15 a 20 gotas após encher a banheira. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar ao banho.
● Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água,
● Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico).
● Massagem: 4 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
● Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal.
● Óleo para cabelos: em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
● Uso tópico: em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Antiparasitic activity of two Lavandula essential oils against Giardia duodenalis, Trichomonas vaginalis and Hexamita inflata.Parasitology Research. November 2006, Volume 99, Issue 6, pp 722–728
- Linalool Odor-Induced Anxiolytic Effects in Mice. Front.Behav. Neurosci., 23 October 2018.
- https://drrondo.com/oleos-essenciais/