Realmente, vivemos tempos estressantes. O mundo moderno já nos trouxe muitos afazeres, falta de tempo, trabalho excessivo e outros fatores que ajudam a aumentar o estresse. Com a pandemia, então, as preocupações alcançaram níveis nunca antes imaginados. O que fazer?
Aparecem por aí muitas dicas mirabolantes para redução de estresse. Algumas de fato ajudam, enquanto outras são um tanto quanto duvidosas. Chega a ser difícil distinguir fato de realidade. Mas uma pesquisa feita pela renomada Universidade de Yale, nos Estados Unidos, testou algumas e descobriu que o segredo era mais simples do que se pensava!
As melhores formas de melhorar a saúde mental e combater o estresse
Uma equipe de pesquisadores da universidade fez um estudo com 135 alunos a fim de avaliar técnicas que os ajudassem a manter o equilíbrio mental. Muitos deles viviam períodos estressantes, tanto nas provas e estudos como na parte atlética, já que eram desportistas universitários – lembrando-se que as ligas universitárias americanas são quase tão competitivas quanto as profissionais…
Os universitários, então, passaram por 3 programas de treinamento baseados em meditação e mindfulness. Houve também um grupo de controle que não praticou nada.
A pesquisa concluiu o esperado. Aqueles que aprenderam as técnicas relataram ter menos estresse e maior capacidade para lidar com as adversidades do dia a dia. E o mais incrível: os que eram atletas viram melhora em seus resultados, como uma corredora que reduziu seus tempos. Incrível, não é mesmo?
A receita, segundo os pesquisadores, é simples: todas as técnicas aprendidas ensinavam como respirar melhor, ajudando no aspecto mental e físico. Esse foi o grande segredo que levou os alunos a uma vida mais equilibrada e saudável. Quer algo mais simples do que isso?
É claro, tudo depende de aprendizado e treino. A boa notícia é que você também pode se beneficiar a partir de várias técnicas. Dá até para escolher aquela com a qual você mais se identifica. Veja só…
Técnicas para respirar, ter mais saúde mental e viver melhor
Já mostrei por aqui várias técnicas que ajudam no aprendizado de uma melhor respiração e que podem lhe trazer benefícios. Alguns exemplos são:
Meditação
Técnicas de meditação comuns lhe ensinam a respirar melhor e ainda tem outros benefícios, como proteger seus telômeros e ativar a telomerase (enzimas que fazem seus telômeros crescerem), promovendo rejuvenescimento do seu corpo. Confira aqui uma lista de artigos sobre a meditação.
Qigong
Arte milenar chinesa, ainda não tão conhecida por aqui, que busca auxiliar mente e corpo através de exercícios de movimentação leve, concentração e respiração. As pesquisas demonstram que é capaz de reduzir fadiga, estresse e melhorar quadros depressivos. Veja aqui um post especial sobre a atividade.
Mindfulness
Técnica conhecida como um estado de atenção plena, uma espécie de meditação em que se mantém a mente voltada para o presente. Auxilia na respiração, estresse e tem mostrado outros benefícios, como melhora dos sintomas da menopausa, como já comentei aqui.
Yoga
Já é bem conhecida e praticada no ocidente. Ajuda no seu alongamento, força, elasticidade e respiração. Os estudos têm comprovado cada vez mais outros benefícios, como redução da ansiedade e melhora da saúde mental. Clicando aqui você confere alguns artigos sobre essa prática milenar.
Portanto, não faltam opções! Cada uma dessas práticas pode ajudar na sua respiração e consequentemente lhe trazer mais equilíbrio e saúde mental. Por que não começar agora? Seu corpo e sua mente agradecem. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Meditar, relaxar e se exercitar… Isso vai mudar o seu DNA! – www.DrRondo.com
- É Assim que o Yoga Combate Ansiedade e Depressão – www.DrRondo.com
- Mindfulness pode Combater os Sintomas da Menopausa – www.DrRondo.com
- Como o Qigong pode Auxiliar a sua Saúde – www.DrRondo.com
- Emma M. Seppälä, Christina Bradley, Julia Moeller, Leilah Harouni, Dhruv Nandamudi, Marc A. Brackett. Promoting Mental Health and Psychological Thriving in University Students: A Randomized Controlled Trial of Three Well-Being Interventions. Frontiers in Psychiatry, 2020; 11 DOI: 10.3389/fpsyt.2020.00590
- Yale University. “To improve students’ mental health, study finds, teach them to breathe.” ScienceDaily. ScienceDaily, 31 July 2020.