Já comentei diversas vezes por aqui sobre o problema do glúten. Provavelmente contaram para você que ele deve ser evitado apenas por quem tem a doença celíaca, certo?
Bom, isso é de fato verdade. Esse tipo de intolerância é a mais grave, causando quadros de cólicas estomacais, dores e diarreia imediatamente ao se ingerir qualquer quantidade de glúten. A longo prazo, pode levar à depressão, problemas de memória, perda óssea e muito mais.
Acontece que certas pessoas apresentam algum tipo de sensibilidade ao glúten, o que já foi confirmado por diversas pesquisas. Ou seja, elas não têm a doença celíaca, mas seus organismos reagem a essa proteína de forma negativa.
Além dos problemas citados acima, estão incluídas reações como confusão mental, problemas digestivos, fadiga sem motivo… E muitos se beneficiam quando simplesmente retiram o glúten de suas vidas! Mas, há algo mais em que ele poderia nos atrapalhar?
Absorção de nutrientes e glúten
Um estudo feito pela Mayo Clinic e divulgado recentemente faz um alerta importante: a deficiência de vitaminas e minerais causada pela intolerância ao glúten. Para conferir essa informação, eles analisaram a saúde de pessoas no momento em que recebiam o diagnóstico de doença celíaca.
Eles observaram 309 adultos recém-diagnosticados durante 14 anos e ficaram chocados. Foram descobertas deficiências de vitaminas importantes, como a B12 e a D. Além disso, essas pessoas estavam carentes de minerais como folato, ferro, zinco e cobre.
Isso ocorre porque a sensibilidade ao glúten desencadeia uma resposta autoimune no intestino delgado. Depois de algum tempo, o revestimento intestinal fica danificado e não consegue absorver bem os nutrientes que necessita.
A deficiência de vitaminas e minerais, portanto, até era esperada para esses casos recém-diagnosticados… Mas a surpresa dos pesquisadores foi que os celíacos não apresentavam sintomas dessa carência nutricional. Algo bem preocupante!
Segundo o Dr. Bledsoe, principal autor do estudo: “Nosso estudo sugere que a apresentação da doença celíaca mudou daquela clássica de perda de peso, anemia e diarreia, com um número crescente de pacientes diagnosticados com sintomas não-clássicos. As deficiências nutricionais ainda são comuns em adultos e devem ser avaliadas”.
Uma coisa é certa… Mais uma vez se comprovou que a intolerância ao glúten pode levar a sérios problemas de saúde, causados pela má absorção de elementos fundamentais para uma boa nutrição. E isso nem sempre é sintomático. Portanto, é preciso estar atento! Confira alguns artigos esclarecedores sobre o glúten clicando aqui. E Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/retirar-o-gluten-da-dieta-reduz-o-risco-de-diabetes/
- https://drrondo.com/sera-mesmo-que-uma-dieta-sem-gluten-e-a-dieta-certa-pra-voce/
- https://drrondo.com/desesperado-com-a-acne-pare-com-o-gluten/
- Study finds micronutrient deficiencies common at time of celiac disease diagnosis. Eurekalert.org. 24 jun. 2019
- Emergency Medicine, August, 1998; 85-86
- American Journal of Clinical Nutrition, 1993; 57:224-8.
- Biological Psychiatry 2010 Jul 1; 68(1):100-4.
- International Journal of Dermatology, December 1990; 29(10):679-692.
- Arthritis Res Ther, 2008; 10(2): R34
- J Dermatology Treat, 2007; 18(1): 10-2