Estamos em meio à Copa do Mundo. Gostando ou não de futebol, uma coisa é certa: é visível como as pessoas se importam com o esporte, torcem e vibram. E isso vale também para outras competições esportivas, como as Olimpíadas e mesmo para outros tipos de jogos. Mas, qual a razão desse interesse pela prática de esportes?
Quem não gosta muito, costuma dizer que não vê sentido na torcida. E quem leva uma vida sedentária, prefere evitar praticar qualquer atividade física… Bom, o que os pesquisadores descobriram é que tudo isso faz e fez parte de nossa evolução. Por isso nos importamos tanto!
Pesquisadores da Universidade do Oregon, nos EUA, comentam que a prática de esportes competitivos já acontecia quando os seres humanos eram caçadores-coletores, há muitos, muitos anos atrás. Mas eles não faziam isso apenas para se divertir.
A hipótese dos cientistas é que esses esportes eram motivados pela necessidade de praticar habilidades que seriam úteis para a sobrevivência. Afinal de contas, era preciso correr, lutar e agir de forma coordenada em grupo, tanto para conseguir comida quanto para se proteger de outros grupos humanos inimigos. Além de treinar o corpo, nossos antepassados aprendiam a colaboração mútua, fundamental se quisessem manter-se vivos.
A prática de esportes geralmente consistia em jogos de um grupo contra o outro, cada um tentando alcançar um objetivo e evitando que os rivais conseguissem o mesmo. Isso te lembra alguma coisa atual? Pois é! Boa parte dos esportes é assim hoje em dia!
Prática de esportes e sua saúde hoje
Os pesquisadores também concluíram que, mesmo nessas sociedades antigas, o interesse pela prática de esportes e competições começava na infância e adolescência.
Era uma oportunidade dos mais jovens expressarem sua agressividade e competitividade sem se machucar em embates reais. E, é claro, treinavam para quando crescessem e precisassem de habilidades físicas no seu dia a dia.
Até hoje, os esportes e atividades físicas recreativas são uma ótima opção para a saúde dos pequenos… Mas também são para a sua! Praticar algo que você gosta certamente vai lhe livrar do sedentarismo e garantir uma vida mais saudável.
Foi assim que evoluímos. Nossas raízes mostram de onde vem nosso interesse pelo esporte e a necessidade de nos movimentarmos. Não somos mais caçadores-coletores, mas mesmo assim precisamos disso para uma Supersaúde. Movimente-se!
Referências bibliográficas:
- Scalise Sugiyama, M. et al (2018). Coalitional Play Fighting and the Evolution of Coalitional Intergroup Aggression, Human Nature
- Team sports have ancient roots. Eurekalerts. 28. Jun. 2018.