Só quem enfrenta a enxaqueca sabe o tamanho do incômodo. Dores de cabeça, sensibilidade à luz, insônia, mau humor, enjoos… Tudo junto e misturado. É realmente terrível!
Agora, uma nova pesquisa traz informações que talvez possam ajudar. E isso vale principalmente para quem, além de sofrer com as enxaquecas, apresenta quadro de obesidade.
Pesquisadores italianos e norte-americanos analisaram diversos estudos envolvendo 473 pessoas obesas que sofriam com enxaquecas. O detalhe importante é que estes voluntários perderam bastante peso, tanto por mudanças de comportamento quanto por cirurgia bariátrica (que, é bom que se diga, pode oferecer riscos, como já comentei por aqui…)
O fato é que eles descobriram que perder peso, neste caso, esteve relacionado a:
- Redução significativa na frequência das dores de cabeça;
- Redução na intensidade das dores;
- Melhora na qualidade de vida de uma forma geral, devido à redução dos sintomas desagradáveis.
Ainda não se sabe ao certo quais os mecanismos que levam à relação entre obesidade e enxaqueca, mas foi notável a melhora. Segundo o Dr. Claudio Pagano, autor do estudo:
“A obesidade e a enxaqueca são comuns nos países industrializados. Melhorar a qualidade de vida para esses pacientes terá um grande impacto sobre essas populações e reduzirá os custos diretos e indiretos com a saúde”.
Tratando a sua enxaqueca
A pesquisa em questão analisou pessoas já com quadro de obesidade. E tanto pela enxaqueca quanto para sua saúde em geral, se este é o seu caso, mudar seus hábitos certamente fará a diferença.
Há também algumas soluções naturais que podem combater os sintomas, como por exemplo:
- Magnésio – promove relaxamento muscular e vascular;
- Ômega 3 – efeito anti-inflamatório que reduz agregação plaquetária;
- Niacina – vasodilatação, melhorando microcirculação;
- Complexo B – inibe crises de enxaqueca;
- Fever few– é efetivo em reduzir a incidência e intensidade das crises de enxaqueca. Tem ação anti-inflamatória e inibe a agregação plaquetária;
- Gengibre – Ingerir uma mistura de 1/4 de colher de chá de gengibre em pó em 1 copo d’água demonstra eficácia contra os sintomas;
- Sexo – Um estudo descobriu que 60% das pessoas que sofrem de enxaqueca encontram alívio quando fazem sexo durante seus episódios. A maioria se beneficiou de pelo menos alívio moderado da dor, e muitos disseram que alcançaram o alívio completo.
Então, se você já tentou de tudo e ainda não obteve resultados, converse com seu médico sobre essas opções. E para mais informações sobre a enxaqueca, é só clicar aqui. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/enxaquecas-causas-como-tratar/
- https://drrondo.com/enxaqueca-diga-adeus-essa-dor/
- The Endocrine Society. “For migraine sufferers with obesity, losing weight can decrease headaches.” ScienceDaily. ScienceDaily, 23 March 2019.