Os pediatras têm sido bastante questionados sobre esse assunto por pais e mães preocupados. Eles querem saber se o tamanho do pênis de seus filhos é normal. Se não é muito pequeno. E se há algo errado. E a resposta é que o problema advém do excesso de peso dos meninos: a obesidade infantil.
Na maioria dos casos, tudo está normal. Mas há algo em comum no físico desses garotos: estão acima do peso. Essa preocupação dos pais tem aumentado nesta última década, pois coincide com um numero aumentado de crianças acima do peso.
Os pais estão insatisfeitos com o tamanho do pênis dos filhos, segundo o Dr. Ascem Shukla, um Urologista pediátrico do Hospital of Philadelphia e Professor de Urologia associado do Perelman School of Medicine da Universidade da Pensilvânia. A grande maioria desses meninos que preocupam os pais, ao crescer, ficam com o pênis de tamanho normal. É comum que o órgão pareça pequeno em bebês e na infância, especialmente se a criança é grande.
Conforme os pais observam o crescimento dos garotos, começam a se preocupar. Nos obesos, o pênis pode ser encoberto na almofada de gordura que se aloja em frente do osso púbico, algumas vezes permanecendo oculto até a adolescência.
O que se chama de “pênis oculto” pode ser a combinação de estarem na fase pré-puberal (quando o pênis não cresceu ainda), obesidade infantil (aonde a gordura é significativa), e, em alguns casos, relacionado à condição anatômica na qual o tecido abaixo da pele do pênis não adere bem à fáscia de Buck, a cobertura espessa que envolve os nervos penianos e artérias.
Há procedimentos cirúrgicos que podem expor o pênis escondido, mas isso só em casos excepcionais! Deve-se deixar a criança crescer, e, principalmente, emagrecer. Espere e não se preocupe, pois a imensa maioria tem o pênis do tamanho absolutamente normal.
Referências bibliográficas:
- Proc Biol Sci April 22, 2008
- CBS News April 23, 2008
- Times Digest. August 30, 2016