O Vilão Oculto que Está Prejudicando o Cérebro do seus Filhos!

Dificilmente você vai encontrar mães, pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que não saibam que devemos evitar o excesso de consumo desse alimento.

Eles sabem que isso leva a uma série de problemas, que vão da obesidade às cáries – com todas as consequências que essas condições trazem junto.

Mas a ciência traz sempre novas luzes que mostram a verdadeira extensão do estrago causado na saúde dos nossos jovens.

Já sabe do que eu estou falando?

É isso mesmo: o açúcar!

Dessa vez, pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, fizeram testes em animais que permitiram ver o quanto o consumo de açúcar na juventude pode prejudicar o cérebro!

Na pesquisa, os ratos jovens foram alimentados com bebidas açucaradas – com cerca de 11% de açúcar, o mesmo índice de muitas bebidas encontradas nas prateleiras dos supermercados.

Ficou claro que os animais que consumiam açúcar quando jovens tinham prejuízos na memória e no aprendizado.

Além disso, foi mostrado que esse consumo prejudicou a flora intestinal, reduzindo as bactérias boas e aumentando as ruins – inclusive algumas que também prejudicavam a função cognitiva!

Os pesquisadores acreditam que o mesmo vale para os humanos. Então, vamos ter atenção nisso!

Como evitar os açúcares “ocultos”

Quando se pensa fazer com que crianças e adolescentes evitem o açúcar, a primeira coisa que vem à mente é cortar as balas, doces, refrigerantes e chocolates.

É claro que essa é uma medida importante…

Mas na alimentação moderna existem muitos açúcares ocultos, que são adicionados a alimentos aparentemente inofensivos… 

Ou que muitos acham que até fazem bem!

Para reduzir esse consumo é necessário também ficar de olho nesse tipo de comida, como:

1 – Suco de frutas

Os sucos de frutas são uma opção interessante apenas quando não são adoçados, e feitos com a fruta toda (o que garante também as fibras que minimizam o impacto do açúcar).

Simplesmente mantenha as crianças – e você também – longe de qualquer suco industrializado ou até mesmo coado, que é quando se mantém somente os açúcares sem a contrapartida de fibras. 

E mesmo assim, nada de excessos. O ideal é que você consuma a fruta, ou a coloque em smoothies verdes, turbinando o uso de fibras.

2 – Alimentos ultraprocessados e industrializados

Alimentos prontos e congelados, como lasanhas de micro-ondas e biscoitos, geralmente contém aditivos para dar sabor, como o xarope de milho rico em frutose. 

Que nada mais é do que açúcar…

3 – Granola e barra de cereais

Granola e as barras de cereais são, na verdade, uma mistura de grãos – o que já não é nada bom para sua saúde – com frutose e outros açúcares. 

4 – Cereais matinais

Não passam de carboidratos vazios acrescidos de mais açúcares! 

Apesar de tentarem te convencer com o acréscimo de vitaminas e minerais, no fim das contas seu filho estará comendo basicamente açúcar.

Pronto. Agora você já sabe proteger a sua família dos açúcares – estejam eles “escondidos” ou não. 

Hora de agir. Supersaúde!

Referências bibliográficas:

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >