Não é de hoje que os cogumelos são vistos como superalimentos. Eles são usados milenarmente tanto nas receitas como de forma medicinal, tamanhas as suas qualidades.
E apesar de serem conhecidos e usados há tanto tempo, novas pesquisas continuam encontrando novidades com relação aos benefícios dos cogumelos. Hoje falamos sobre um deles em especial. Você sabia que ele pode até mesmo promover a sua saúde cardiovascular?
Estou falando do cogumelo shitake, originário do leste da Ásia e muito usado na culinária dessa parte do mundo. E como a cozinha asiática vem fazendo sucesso no ocidente já faz muitos anos, é bem provável que você já conheça e tenha até consumido essa maravilha.
Shitake e saúde cardiovascular
O shitake não é apenas saboroso. Dentre seus muitos benefícios, ele também melhora sua saúde cardiovascular e equilibra seus níveis de colesterol. Em um estudo feito na Universidade de Tohoku, no Japão, ratos com hipertensão foram alimentos com o cogumelo shitake durante 9 semanas.
Os resultados mostraram que sua pressão arterial reduziu consideravelmente. Mas não foi só isso. Os níveis de colesterol, incluindo o VLDL, que é considerado ruim, também diminuíram. A pesquisa usou também outro cogumelo, o maitake, e também viu efeitos similares.
Como sempre comento, você não precisa ter uma preocupação excessiva com o colesterol. Tudo depende do tamanho das partículas desse colesterol, como já expliquei em outro artigo (clique aqui para ler e entender um pouco mais).
O destaque aqui, portanto, é para a redução de pressão, causada pelos fitonutrientes do shitake. Eles atuam impedindo detritos de se fixarem na parede dos vasos sanguíneos, isso sim importante para evitar infartos e derrames.
Shitake e emagrecimento
Outra faceta pouco explorada e nem sempre comentada do shitake é seu auxílio no emagrecimento. Em outra pesquisa, feita também em animais e publicada no Journal of Obesity, os cientistas alimentaram ratos com uma dieta rica em gordura ruim durante 6 semanas.
Eles foram divididos em 3 grupos, e cada um recebia também doses diferentes de cogumelo shitake na alimentação. Ficou claro que os animais que comiam as maiores doses do cogumelo tiveram ganho de peso 35% menor do que os outros grupos. Eles tiveram menos acúmulo de gordura e menor massa corporal ao fim do estudo.
De fato, o cogumelo shitake conta com substâncias que auxiliam na redução de gordura, como a eritadenina e o beta-glucan, uma fibra alimentar que também melhora a imunidade e aumenta a saciedade – ou seja, são muitos benefícios em um único alimento!
Aproveite esse supercogumelo!
Como se não bastassem tudo o que já vimos até agora, o shitake também é rico em:
- Vitamina B
- Vitamina C
- Cálcio e outros minerais
- Ação antifúngica
- Ajuda no combate a infecções
Para saber um pouco mais sobre esses outros benefícios, aconselho que confira este outro artigo especial sobre o shitake. E para colocá-lo como item na sua dieta keto, confira algumas receitas aqui do site feitas com cogumelos. Em várias delas é possível usar o shitake. Assim você o consome de maneira saudável, sem sair da dieta! Confira as receitas aqui.
Agora, mãos à obra. É hora de preparar essa delícia oriental. Procure por cogumelos de boa procedência, prepare as panelas e chame a família. Além de turbinar sua saúde, todo mundo vai adorar. Aproveite!
–
Referências bibliográficas:
- Kabir Y, Yamaguchi M, Kimura S. Effect of shiitake (Lentinus edodes) and maitake (Grifola frondosa) mushrooms on blood pressure and plasma lipids of spontaneously hypertensive rats. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 1987;33(5):341-346. doi:10.3177/jnsv.33.341
- Handayani D, Chen J, Meyer BJ, Huang XF. Dietary Shiitake Mushroom (Lentinus edodes) Prevents Fat Deposition and Lowers Triglyceride in Rats Fed a High-Fat Diet. J Obes. 2011;2011:258051. doi:10.1155/2011/258051
- Quer Melhorar o Colesterol? Coma Ovos! – www.DrRondo.com
- Controle de Colesterol com Dieta: Você Ainda Acredita? – www.DrRondo.com
- Shitake, o Supercogumelo – www.DrRondo.com