Cada vez mais a comunidade científica tem descoberto o potencial da dieta keto para a saúde. Não é novidade que essa dieta, que prioriza a metabolização em cima de gorduras, e não de carboidratos, como é comum na alimentação moderna, é a melhor opção para obter energia e emagrecer.
O que fica mais claro com o passar do tempo é que outros problemas de saúde também são minimizados e combatidos quando mudamos nossa forma de se alimentar. O novo achado, com relação à gripe, é uma dessas boas novidades!
Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, compararam dois grupos de ratos que tinham o vírus da gripe. Um deles foi alimentado com uma dieta keto, enquanto o outro, com uma dieta rica em carboidratos, como infelizmente muitos humanos ainda insistem em fazer…
O estudo observou que os ratos da dieta cetogênica tinham uma taxa de sobrevida maior do que os outros. Segundo os cientistas, isso ocorreu porque a dieta keto desencadeou a liberação de células T gama delta, células do sistema imunológico que produzem muco nos revestimentos celulares do pulmão. O mesmo não ocorreu no caso da dieta rica em carboidratos.
Resumindo, a dieta aumentou a imunidade do pulmão naturalmente, colocando o vírus em uma grande armadilha natural que o exterminou mais facilmente. Segundo o pesquisador Vishwa Deep Dixit, a pesquisa “mostra que a maneira como o corpo queima gordura para produzir corpos cetônicos a partir dos alimentos que ingerimos pode alimentar o sistema imunológico para combater a infecção pela gripe”. Incrível!
Que tal começar sua dieta keto?
Na dieta keto, você estimula a cetose, quando o seu corpo passa a utilizar as gorduras como principal fonte de energia. Isso acontece quando não se come mais que 10% de calorias provenientes de carboidratos (preferencialmente, zero), 20% de proteína e os 70% restantes só de gordura.
Essa é a forma como o homem primitivo se alimentava: ele comia muita gordura natural boa. Por isso podia passar por longos períodos em jejum, tinha um corpo mais saudável e magro. Outros benefícios da dieta são:
- Normalização da sua sensibilidade à insulina;
- Normalização dos níveis de grelina, o hormônio da fome;
- Mais produção do hormônio do crescimento;
- Redução de triglicérides;
- Redução de inflamação;
- Diminuição de pressão arterial, e frequência cardíaca;
- Melhora da função imunológica;
- Emagrecimento e reduz a gordura corpórea;
- Diminuição do ritmo do envelhecimento
Aqui no site você encontra várias dicas e informações para mudar sua forma de se alimentar. Clique aqui, confira uma lista de posts sobre a dieta keto e prepare-se para uma vida com Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/dieta-cetogenica-o-que-e-como-funciona/
- https://drrondo.com/dieta-cetogenica-x-dieta-atkins-qual-melhor/
- Ketogenic diet activates protective γδ T cell responses against influenza virus infection. Science Immunology, 2019; 4 (41): eaav2026.