Conexão intestino Doença de Parkinson

Tanto a Doença de Parkinson como a Doença de Alzheimer, estão diretamente correlacionadas com a saúde intestinal, e possivelmente a correção da disbiose, ajuda na prevenção e tratamento destas condições.

Essa intervenção confere benefícios neuroprotetores, reduzindo déficits cognitivos por inibir inflamação e oxidação, apesar de precisarmos de mais estudos de larga escala nessas investigações.

Segundo o Dr. Pankaj J. Pasricha, chefe do serviço de medicina interna da Mayo Clinic, declarou no The Washington Post:

“De acordo com a hipótese, o agente estimulador – esta proteína mal metabolizada – começa nos nervos da parede intestinal e sobe até o cérebro, causando as alterações patológicas que levam ao Parkinson”.

Ele e equipe, observaram que há 4 sintomas preditivos do diagnóstico à nível gastrointestinal:

– Constipação

– Dificuldade de engolir

– Demora do esvaziamento gástrico

– Síndrome do intestino irritável

Estes sintomas começam anos antes do aparecimento das manifestações de Doença de Parkinson, como tremores e rigidez.

Isso já havia sido inicialmente sugerido em 2003 por uma publicação no Journal of Neural Transmission através do neuro anatomista alemão Heiko Braak, aonde já acreditava que a origem da doença seria o trato gastrointestinal.

Outro estudo em 2019, aonde os pesquisadores injetaram alfa-synucleina, uma proteína natural do corpo humano, e em camundongos saudáveis, neste caso essa proteína estava distorcida.

Consequentemente gerou dano nas células nervosas do intestino, que atingiu a área cerebral (Lewy bodies) com morte celular. Essa área é aonde surgem os sintomas de Doença de Parkinson.

Portanto, tudo começa no intestino, evoluindo para o cérebro, e uma recuperação da ecologia intestinal evitando essa distorção da proteína, pode ser o modo de se tratar essa condição precocemente, com alto potencial preventivo.

Isso mostra uma forte associação entre saúde da flora intestinal, importante nas abordagens tanto do Alzheimer como o Parkinson.

A terapêutica para o microbiota intestinal, é o mesmo modo que se faz na Doença de Alzheimer.

No meu artigo sobre a conexão entre a saúde intestinal e a Doença de Parkinson, destaco como o equilíbrio da flora intestinal pode influenciar o desenvolvimento e progressão desta condição. Descobertas apontam para o potencial de estratégias preventivas e terapêuticas focadas no microbioma intestinal. Se você está buscando compreender melhor essa conexão e explorar abordagens preventivas personalizadas, convido-o a agendar uma consulta. Juntos, podemos traçar um plano para sua saúde intestinal e cerebral. Acesse https://linkbio.drrondo.com/ para mais informações.

– The Washington Post. September 28, 2023

– Gut.  August 24, 2023

– J Neural Transm (Vienna). 2003 May;110(5):517-36

– Neuron. 2019 Jun 17