Se você me acompanha por aqui, sabe da importância de se alimentar com gorduras e proteínas animais boas, em especial aquelas de animais criados a pasto. E dentre os muitos elementos nutricionais desses alimentos, está a colina, que é fundamental para seu organismo se manter saudável.
Ela está presente principalmente nos ovos e na carne, e é necessária para a produção do neurotransmissor acetilcolina. É claro que já se sabia que, por causa disso, a colina é fundamental par prevenir o declínio cognitivo.
Seja no caso do Alzheimer ou mesmo de outras demências, já é bem recomendada por ser um nutriente tão importante para o cérebro. E analisando-a mais a fundo, uma nova pesquisa chegou a conclusões mais detalhadas sobre sua ação, em especial no caso dos homens.
Colina e prevenção de demência em homens
A pesquisa em questão, publicada recentemente no American Journal of Clinical Nutrition, observou 2500 homens com idades entre 42 e 60 anos. Foram avaliados seu estilo de vida, alimentação e estado de saúde durante 22 anos.
Além disso, uma parte deles fez testes de memória e cognição 4 anos após o início do estudo. Durante o tempo da pesquisa, 337 deles desenvolveram algum tipo de demência.
Para os pesquisadores, o principal fator de proteção foi o consumo de alimentos que continham colina, como a carne e os ovos. Aqueles que faziam mais uso desses alimentos, ou seja, consumiam mais colina, foram os melhores nos testes de memória e de linguagem.
Comparados com os homens que consumiam poucos alimentos com colina, os que consumiam mais tiveram 28% menor risco de desenvolverem demência. Um número realmente significativo!
Segundo os pesquisadores, trata-se ainda de um estudo observacional, sendo necessárias novas análises para conclusões definitivas. Ainda assim, é uma forma de mensurar com mais exatidão a importância de colocar a colina na sua dieta!
Então, o que está esperando? É hora de mudar seus hábitos para ter mais saúde e prevenir as doenças do mundo moderno. Uma boa opção é começar uma dieta keto, que prioriza justamente esse tipo de alimentação. Clique aqui e saiba um pouco mais sobre ela. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- The American Journal of Clinical Nutrition, 2019; DOI: 10.1093/ajcn/nqz148
- https://drrondo.com/dieta-keto-nao-tenha-medo-de-cetose/
- https://drrondo.com/jejum-intermitente-ou-dieta-keto/
- https://drrondo.com/5-beneficios-da-dieta-keto-para-o-desempenho-atletico/
- https://drrondo.com/qual-e-a-quantidade-de-proteina-na-dieta-keto/