Você pode nunca ter imaginado isso, mas saiba que o caqui é considerado a fruta nacional do Japão. Mas mesmo sendo originária do oriente, especialmente das ilhas japoneses e de regiões da China, a fruta se deu muito bem nos climas tropicais, e hoje é bastante apreciada também por aqui.
Quem não o conhece bem chega até a confundi-lo com o tomate, devido à semelhança entre os dois. Mas não é só nisso que se parecem…
Assim como os tomates, os caquis estão cheios de vitamina A. Uma fruta contém 55% da necessidade diária dessa vitamina, que dá aquela ajuda para que você enxergue longe e com clareza. Também contém licopeno, luteína, zeaxantina e betacaroteno, potentes antioxidantes.
Outra vitamina importante e presente é a C, e em boa quantidade, correspondendo a cerca de 21% da necessidade diária – uma boa pedida para prevenir e tratar gripes e resfriados.
Caqui e prevenção do câncer
Os caquis também são ricos em fisetina, um flavonóide presente em várias frutas e vegetais. Pesquisas indicam que essa substância pode ajudar no combate a células cancerígenas na mama, no cólon e na próstata.
A fisetina também é conhecida por proteger nosso corpo de outras doenças. Ela ajuda, por exemplo, a limpar os depósitos de proteínas nocivas que levam ao Alzheimer; melhorar quadros de ansiedade; reduzir a inflamação no organismo e muitos outros benefícios.
O caqui também contém
- Uma boa quantidade de fibras
- Vitaminas do complexo B
- Bastante quantidade de manganês
- Cobre
- Fósforo
Cuidados no consumo de caqui
Se você já provou um bom caqui maduro, colhido no tempo certo, notou o quanto ele é doce. Isso porque é uma das frutas com maior quantidade de frutose, o açúcar das frutas.
São 12 g em uma fruta média, o que é bastante coisa. Então, evite o excesso para não alterar sua resistência à insulina. Uma opção melhor é agregá-lo aos smoothies verdes, junto com vegetais folhosos. Assim você minimiza o impacto do açúcar e ainda consome mais fibras, vitaminas e minerais. Aproveite!
–
Referências bibliográficas:
- Food Facts. Mercola.com
- https://drrondo.com/beneficios-fisetina/
- Salk Institute for Biological Studies. 2014 Jan 27
- Int Immuno pharmacol. 2008 Mar.
- Hum Mol Genet. 2011 Jan 15;20(2):261-70
- Biochem Pharmacol. 2014 Jun 1; 89(3):349-60
- Pharmacol Rep. 2014 Dec; 66(6):1037-42
- Sci Rep. 2016
- Self Hacked Benefits of 5-HTP. 2017
- Eur J Pharmacol. 2015 Jun 19
- Carcinogenesis. 2015 Jun; 36(6):696-706
- Tumour Biol. 2015 May; 36(5):3407-15