O que você conhece sobre o óxido nítrico? E sobre os nitratos?
Quando se fala em nitratos, as pessoas logo pensam nos embutidos e que são desfavoráveis para a saúde. No entanto, você sabia que os vegetais também contêm nitratos?
Isso não é um fator desfavorável, como pode parecer à primeira impressão, mas é importante entender quando são benéficos ou não.
Nitratos à base de plantas
Neste caso, os nitratos são convertidos em nitritos pelas bactérias orais durante a mastigação. Quando chegam ao estômago, entram em contato com o suco gástrico, podendo ser convertido em:
- Óxido nítrico (benéfico) ou compostos N-nitrosos cancerígenos, como as nitrosaminas (maléficos).
Os antioxidantes (como a vitamina C e polifenóis) contidos nas plantas, ajudam a garantir que os nitritos sejam convertidos em óxido nítrico benéfico quando chegam ao estômago, e não em nitrosaminas prejudiciais.
Os alimentos vegetais mais ricos em nitratos são:
- beterraba, rúcula, ruibarbo, coentro, alface, manjericão e acelga.
Nitratos à base de animais
Nas carnes processadas há uma tendência de formação de compostos N-nitrosos, que em parte é pela combinação de nitrito e proteínas da carne, que contém heme (um composto contendo ferro que faz parte da molécula de hemoglobina no sangue).
Já no bacon, na forma curada a seco com um esfregão de uma mistura de ervas, açúcar, sal e sais minerais de nitrito de sódio, tem uma condição supostamente saudável, pois nesta composição há vitamina C.
A presença dessa vitamina auxilia na formação do pigmento nitrosil heme, que dá a cor vermelha maravilhosa, e auxilia na certeza dos nitritos se converterem em óxido nítrico saudável e não as nitrosaminas cancerígenas
Por isso, a USDA exige o uso de eritorbatos e / ou ascorbatos de sódio no processamento de bacon, principalmente depois que achados consistentes de pesquisas indicaram que estas substâncias reduziam o nível de nitrosaminas substancialmente.
Hoje, o ácido ascórbico é rotineiramente acrescentado às carnes curadas junto com o nitrito para promover a formação benéfica do óxido nítrico e para inibir as reações de nitrosação no estômago que podem levar às nitrosaminas carcinogênicas.
Apesar de tudo isso, ainda assim a carne processada (salsicha e embutidos) é classificada como um carcinógeno do Grupo 1.
Portanto, de acordo com isso, devem ser evitados e consumidos o mínimo possível.
Importância do óxido nítrico para a sua saúde
O óxido nítrico é um gás solúvel produzido continuamente a partir do aminoácido L-arginina dentro de suas células. Apesar de ser um radical livre, tem ação sinalizadora biológica que suporta a função endotelial normal e protege suas mitocôndrias.
Pela sua ação vasodilatadora, ajuda a relaxar e ampliar o diâmetro dos vasos sanguíneos, permitindo um fluxo sanguíneo adequado à oxigenação de tecidos e órgãos, além de auxiliar na remoção de resíduos e dióxido de carbono.
Na medicina convencional, usa-se os nitratos geradores de óxido nítrico para tratar angina e insuficiência cardíaca congestiva.
Segundo o cardiologista Dr. Stephen Sinatra:
“A produção adequada de óxido nítrico é o primeiro passo de uma reação em cadeia que promove a função cardiovascular saudável, enquanto o óxido nítrico insuficiente desencadeia uma cascata de destruição que resulta em doença cardíaca. Além disso, impede que os glóbulos vermelhos se unam para criar coágulos perigosos e bloqueios”.
Em cada década do envelhecimento, perde-se cerca de 10% de sua capacidade de produzir óxido nítrico. Por isso é importante estimular a produção de óxido nítrico, à medida em que você envelhece.
Como aumentar óxido nítrico
1. Associe alimentos ricos em nitratos;
2. Adicione probióticos na sua rotina para potencializar a resposta, pois a boa ecologia intestinal, rica em bactérias boas, ajuda a neutralizar nitrosaminas, enquanto a presença de bactérias ruins aumenta a produção deste elemento desfavorável.
3. Exercício de alta intensidade, como o treinamento supra aeróbico, descrito no meu livro 20 Minutos e Emagreça.
4. Exposição adequada ao sol, pois ao tocar a sua pele, o UVA da luz solar libera o óxido nítrico na corrente sanguínea.
O consumo na dieta de nitratos de plantas e eventualmente de origem animal podem fazer um trabalho semelhante aos medicamentos à base de nitrato.
Com isso você agrega todos os benefícios que o óxido nítrico pode lhe trazer e aumenta a sua saúde cardiovascular, sendo especialmente importante se você tiver dificuldades com a pressão alta.
Benefícios do óxido nítrico
- Melhora sua função imunológica
- Tem ação antibacteriana
- Suprime a inflamação
- Mantem o fluxo sanguíneo
- Controla os radicais livres
- Aumenta oxigenação cerebral
- Antidiabetogênico
- Melhora desempenho físico e recuperação pós exercício
Portanto, mantenha bons níveis de óxido nítrico. Sua saúde agradece!
–
Referências bibliográficas:
- Scientific American. October 26, 2015
- Nutrition Action. March 5, 2018
- Wired. October 27, 2015
- World Cancer Research Fund, Limit Red Meat and Avoid Processed Meat
- Carcinogenesis. 1989 Feb;10(2):397-9
- Essentialstuff.org April 28, 2014
- Applied Microbiology .1975 Jan;29(1):7-12
- New York Daily News April 20, 2017
- Express.co.uk April 20, 2017
- International Immunopharmacology. August 2001
- American Society for Microbiology. February 28, 2002
- Digestion, 1997, Vol 58
- Cell Metabolism. 2018 Jul 3;28(1):9-22
- J Appl Physiol. (1985). 2009 Oct;107(4):1144-55
- Journals of Gerontology. November 9, 2016, glw219
- Neuroscience News. April 19, 2017
- PNAS. October 12, 2010. 107 (41) 17716-17720
- Free Radical Biology and Medicine. September 2006; 41(5): 691-701
- Hypertension. 2008 Mar;51(3):784-90
- DrSinatra.com February 20, 2015
- J Invest Dermatol. 2014 Jul;134(7):1839-1846
- Circ Res. 2009 Nov 6;105(10):1031-40
- www.drrondo.com/oxido-nitrico-nutriente-cerebral/