É uma pena, mas muita gente ainda tem esse tipo de pensamento…
Eles acham que as crianças podem “comer de tudo” – ou seja, comer errado – só porque ainda são jovens.
E aí apostam que o metabolismo infantil vai dar conta de tanto junk food, como se isso não trouxesse consequências mais à frente.
Mas saiba que mesmo crianças que não estão acima do peso podem ter prejuízos com uma alimentação cheia de açúcar e gordura ruins…
O pior é que nada disso se resume apenas à infância, mas ao resto da vida!
É hora de entender melhor esse assunto e mudar a sua percepção.
Os efeitos do junk food nas crianças – para além das aparências
Uma pesquisa recente descobriu uma possibilidade preocupante. O junk food pode estar prejudicando as crianças de uma forma não aparente…
Na flora intestinal!
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia – Riverside fizeram alguns testes em animais que demonstraram o problema.
Eles alimentaram um grupo de ratos de laboratório com uma dieta similar ao junk food ocidental, com muita gordura ruim e açúcar, durante algum tempo.
Depois disso, voltaram com a alimentação normal.
Já outro grupo não teve alterações na comida durante o mesmo período.
Depois de 14 semanas, a flora intestinal de todos os animais foi analisada, e notou-se que os ratinhos do grupo da comida ruim tinham menor quantidade das bactérias Muribaculum intestinale no microbioma – bactérias boas envolvidas no metabolismo de carboidratos.
Ou seja, mesmo tendo voltado para uma alimentação saudável, o tempo inicial de comida ruim causou um impacto duradouro no microbioma.
Conforme comenta o Dr. Theodore Garland, autor da pesquisa:
“Nós estudamos ratos, mas o efeito que observamos é equivalente a crianças tendo uma dieta ocidental, rica em gordura e açúcar, com seu microbioma intestinal ainda sendo afetado por até seis anos após a puberdade. Você não é apenas o que come, mas o que comia quando criança!”
É hora de cuidar da alimentação infantil!
Então, não caia no erro de não começar agora a dar alimentos saudáveis para as crianças que estão sob sua responsabilidade.
A pesquisa é clara, demonstrando que uma dieta ruim na infância traz prejuízos até a idade adulta!
Veja algumas dicas:
Evite os cereais matinais infantis industrializados – Eles estão cheios de açúcar e sódio, além de conservantes e outros produtos químicos.
Evite o junk food – Às vezes é difícil recusar o lanche da moda para as crianças, mas evite ao máximo. Principalmente, não deixe que se torne um hábito!
Mantenha uma rotina alimentar para as crianças – Dessa forma será mais fácil equilibrar as refeições de forma saudável. Os lanchinhos a todo momento costumam levar ao consumo de comida ruim.
E lembre-se… São os adultos os responsáveis pela alimentação infantil. Elas merecem e precisam de comida saudável.
Mesmo que reclamem, é como diziam nossas mães e pais: “é para o seu bem!”.
Mais tarde elas vão compreender que esse foi um dos melhores presentes que poderiam ter recebido.
Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Monica P. McNamara, Jennifer M. Singleton, Marcell D. Cadney, Paul M. Ruegger, James Borneman, Theodore Garland. Early-life effects of juvenile Western diet and exercise on adult gut microbiome composition in mice. The Journal of Experimental Biology, 2021; jeb.239699 DOI: 10.1242/jeb.239699.
- University of California – Riverside. “Childhood diet has lifelong impact: Effects of unhealthy food followed young mice into adulthood.” ScienceDaily. ScienceDaily, 3 February 2021.
- Laurent, Jennifer S., et al. “Associations among body mass index, cortical thickness, and executive function in children.” JAMA pediatrics 174.2 (2020): 170-177.
- Obesidade pode Prejudicar o Desenvolvimento do Cérebro das Crianças – www.DrRondo.com
- Crianças Acima do Peso podem ter Problemas Respiratórios no Futuro – www.DrRondo.com