Quando o assunto é poluição do ar, estamos todos no mesmo barco. Cada poluente se espalha pela atmosfera, e a todo instante estamos sujeitos a aspirá-los. Principalmente, é claro, nos lugares mais poluídos, como as grandes cidades.
Isso não é novidade para ninguém, mas o que pesquisadores da Universidade Queen Mary, no Reino Unido, descobriram, é muito pior. Eles concluíram que mesmo dentro das barrigas das mães, os bebês podem ser afetados pela poluição do ar!
Os cientistas analisaram os macrófagos, células de defesa, presentes na placenta de mulheres não fumantes que tiveram bebês saudáveis. Com um microscópio potente, encontraram nessas células partículas de poluentes comuns nas grandes cidades.
Essas partículas, geralmente, encontram-se nos pulmões daqueles que respiram esse ar de má qualidade. O que anova pesquisa conclui é que, além disso, a poluição passa para a corrente sanguínea das mães e chega até a placenta.
Como prevenir que a poluição do ar chegue ao seu bebê
Segundo os pesquisadores, ainda não há dados conclusivos de que as partículas poluentes cheguem ao feto. Até o momento, como comentei, já está confirmado que elas chegam até a placenta…
Mas, olha, isso já é demais. Muito preocupante! Nesse contexto, o que você pode fazer é se prevenir. Algumas dicas – que valem para dentro e fora de casa – são:
- Evitar, se possível sair nos extremos do dia, quando os níveis de poluição externos tendem a ser mais altos;
- Melhorar a qualidade doar interior dos ambientes, visto que até dentro de casa temos muitos poluentes;
- Manter o conforto térmico no ambiente (entre 17 e 24º C);
- Usar um sistema de purificação de ar;
- Limpar a casa com produtos não tóxicos (como bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio e vinagre) e produtos de higiene pessoal mais seguros;
- Aumentar a ventilação abrindo algumas janelas todos os dias;
- Colocar plantas dentro de casa, pois ajudam na desintoxicação dos ambientes.
Sabemos que no mundo moderno é difícil escapar da poluição do ar. Mesmo assim, é preciso fazer o possível para se proteger e proteger seus filhos. Fique atento!
–
Referências bibliográficas:
- US EPA Science Matters June-July 2012
- Medical News Today April 21, 2013
- Environmental Health Perspectives May 21, 2013
- The Journal of Gerontology June 6, 2014
- O Estado de São Paulo. Metropole A6. 19/06/18
- BBC News – 16 set. 2018