O rabanete é uma raiz apreciada a muito tempo. A história deste vegetal é bem antiga, visto que é mencionado em escrituras egípcias antigas, de cerca de 2700 anos antes de Cristo. É mais ou menos a época de construção das grandes pirâmides!
Os rabanetes continuaram sendo apreciados pela história afora, cultivados pelos romanos, gregos e chegando até nós nos dias de hoje. Dentre as vitaminas, as principais encontradas são a C, B2, B6 e B9. Também possui boa quantidade de fibras e diferentes minerais, como potássio, cobre, magnésio, manganês e cálcio.
É importante lembrar que o rabanete é um dos vegetais crucíferos, conhecidos por seus inúmeros benefícios para a saúde, de propriedades detox à prevenção do câncer. Outros “parentes” dessa família são, por exemplo, repolho, couve, couve-de-Bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo e rúcula.
Benefícios do rabanete
1 – Prevenção contra o câncer de mama
O rabanete contém luteolina, um antioxidante poderoso que, segundo pesquisa da Universidade do Missouri,protege contra tumores de mama induzidos por progesterona. Além disso, aumenta a taxa de apoptose ou morte celular programada de células cancerosas.
Um outro estudo mostrou que a luteolina reduz mesmo o risco de câncer de mama triplo negativo (TNBC), que é extremamente letal e que metastiza rapidamente.
Outras fontes de luteolina na alimentação são aipo, tomilho fresco, alcachofras, brócolis, espinafre, couve de Bruxelas, azeite de oliva, beterraba e limão.
2 – Combate as cataratas
Os rabanetes contêm anthocianidina, um flavonoide antioxidante que combate as cataratas. Outros alimentos que a contém são mirtilos, berinjela, repolho vermelho, alface vermelha, e ameixas.
3 – Combate pedras na vesícula
Se você tem tendência a cálculos na vesícula, o rabanete pode ser também uma boa opção. Ele está entre os alimentos que podem ajudar a eliminar essas “pedras” de forma natural. Outras opções são peras, açafrão, algas, nabo, limão e lima.
4 – Ação detox
Assim como os outros vegetais crucíferos, os rabanetes possuem forte ação detox no seu organismo. Eles o ajudam a excretar químicos nocivos, como os falsos hormônios com os quais temos tanto contato no mundo moderno. Com um ambiente cada vez mais poluído, é imprescindível usar estratégias de desintoxicação.
Então, aproveite o rabanete. Você pode consumir tanto em forma de salada como ingrediente de smoothies verdes. Confira algumas receitas por aqui e prepare já o seu copo de Supersaúde!
–
Referências bibliográficas: