É aquela velha mesma história… Você quer comer menos para emagrecer, mas…
Está sempre com fome. E o pior, mesmo quando desiste da dieta e volta a comer alimentos cheios de carboidratos, parece que a fome não passa.
Quanto mais se come, mais quer comer… E o resultado são inúmeros lanchinhos ao longo de dia que acabam não só com a sua boa forma, mas com a saúde de forma geral.
Por que isso acontece? Tem como não sentir tanta fome e consequentemente comer menos, de forma saudável, pra finalmente vencer a balança e alcançar seus objetivos?
A resposta é sim… Mas provavelmente não é algo que você esperava ouvir…
O problema dos carboidratos
Recentemente, uma pesquisa mais uma vez demonstrou o que venho comentando a anos…
É verdade: alguns alimentos, ao invés de saciarem, acabam te deixando com mais fome.
E é por isso que todos aqueles pãezinhos e biscoitinhos apenas fazem com que você tenha vontade de comê-los de novo, poucas horas depois.
Esse estudo, realizado por pesquisadores do King’s College London, no Reino Unido, avaliou 1070 pessoas em suas refeições durante o dia, por 2 semanas.
Somando todo, foram observadas cerca de 70 mil refeições e como elas influenciavam em um ponto chave da saúde: o açúcar sanguíneo.
Muitos ainda acham que a preocupação sobre os níveis de açúcar no sangue só vale com relação ao risco de diabetes. Mas estão enganados…
A forma como o seu metabolismo processa os açúcares ingeridos faz toda a diferença para sua saciedade, e assim também para manutenção da boa forma.
E a pesquisa do King’s College London mostra exatamente isso. Os participantes tiveram seus níveis de açúcar monitorados durante todo o dia.
E eles concluíram algo simples, mas que esclarece muita coisa…
- Após as refeições, normalmente há um pico mais alto de açúcar no sangue (algo que já se sabia)…
- Mas de 2 a 4 horas depois dessa refeição, alguns voluntários apresentavam uma baixa de açúcar intensa. Como numa montanha-russa, os níveis de açúcar iam até o alto… E depois despencavam de uma vez só…
- A pesquisa mostrou que esses indivíduos tiveram um aumento de 9% na fome e esperaram cerca de meia hora a menos, em média, antes da refeição seguinte.
- E que eles tendiam por isso a comerem 300 calorias a mais durante o resto do dia!
Será que é isso o que acontece com você?
É possível. E mesmo que não seja de forma tão extrema, as alterações no açúcar sanguíneo é uma explicação de porque você está sempre com fome.
Então, quanto menos você tiver picos de açúcar, melhor para a sua saciedade!
A melhor forma de fazer isso é…
Dieta keto
A dieta keto é aquela que imita a forma como nossos antepassados se alimentavam.
Ela é baseada em gorduras naturais boas, proteínas na medida certa e bastante vegetais.
O consumo de carboidratos nesse caso é praticamente zero, o que reduz muito essas grandes alterações dos níveis de açúcar no sangue – e que fazem você estar sempre com fome.
Com a dieta keto você ganha em saciedade, e pode se manter longos períodos sem comer, sem fome e com mais energia!
Para saber mais sobre a dieta keto, clique aqui e veja uma lista de artigos sobre o assunto.
Aproveite e Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Patrick Wyatt, Sarah E. Berry, Graham Finlayson, Ruairi O’Driscoll, George Hadjigeorgiou, David A. Drew, Haya Al Khatib, Long H. Nguyen, Inbar Linenberg, Andrew T. Chan, Tim D. Spector, Paul W. Franks, Jonathan Wolf, John Blundell, Ana M. Valdes. Postprandial glycaemic dips predict appetite and energy intake in healthy individuals. Nature Metabolism, 2021; DOI: 10.1038/s42255-021-00383-x.
- King’s College London. “Why some of us are hungry all the time.” ScienceDaily. ScienceDaily, 12 April 2021.
- 6 Erros Comuns na Dieta Keto que Você pode estar Cometendo – www.DrRondo.com
- Mais uma Pesquisa Mostra a Importância da Dieta Keto para os Diabéticos – www.DrRondo.com