Há muitas soluções naturais para a hipertensão arterial. Um dos métodos mais eficazes é a vitamina D. Entenda, sem a quantidade adequada de vitamina D, um dos seus genes (uma parte minúscula do seu DNA) inicia a formação excessiva de uma molécula chamada renina. A renina ativa outra molécula, chamada angiotensinogeno, em angiotensina I. A angiotensina I é convertida em angiotensina II por uma substância conhecida como a enzima que converte a angiotensina (ECA).
O resultado final – a angiotensina II – é a “coisa ruim” que (em excesso) causa a pressão sanguínea alta. A maioria dos anti-hipertensivos são inibidores de ECA e bloqueadores do receptor de angiotensina (BRA).
Porque a vitamina D é melhor que remédios para pressão alta
A vitamina D faz um serviço melhor do que aqueles remédios patenteados porque ela mira no problema no nível genético mais básico. Na sua forma totalmente ativada, a vitamina D convence o gene que controla a produção de renina a ficar menos ativo.
“A vitamina D faz um serviço melhor do que aqueles remédios patenteados porque ela mira no problema no nível genético mais básico.”
Quanto menos renina é produzida, menos dos “intermediários” listados acima são produzidos, e o resultado final é menos angiotensina II e pressão sanguínea mais baixa. Isso significa que algo tão simples quanto a suplementação de vitamina D pode tornar os remédios (inibidores de ECA e aquelas BRAs) desnecessários.
Mesmo sendo possível tomar vitamina D demais, as pesquisas recentes reavaliaram o limite máximo seguro para esta vitamina. Muitos peritos agora concordam que ele é 10.000 UI diários, cuja meta é alcançar um nível sérico de,no mínimo, 60 ng/ml.
Quanto tempo leva e como otimizar o tratamento
Se você quiser tentar uma abordagem de “melhor nível de vitamina D” para reduzir a sua pressão sanguínea, é sempre melhor trabalhar com o seu medico para monitorar o seu nível sanguíneo da vitamina. E seja paciente! Frequentemente, leva de dois a três meses para uma mudança significante começar a aparecer e de seis a oito meses para a vitamina D ter o efeito total.
Porém, não aconselho a monoterapia, lembre-se de associar vitamina K, cálcio e magnésio para que haja um efeito terapêutico correto. Em outro artigo (clique aqui para ler) explico porque é importante fazer essa associação de vitaminas para que você obtenha seus benefícios!
Referências bibliográficas:
- Am J Hypertens, 2009 May 14
- Pediatric Nephrology, 1992;6:345-348
- Am J ClinNutr, 2008; 87(1): 136-141
- Br J Nutr, 2003;89:552-572
- Bone, 2009; 44(6): 1085-91
- J Renin Angiotensin Aldosterone Syst, 2011 Feb 17