A vitamina B12 é algo que todos deveriam estar tomando. Os estudos mostram que mais de 40% dos adultos tem níveis baixos de vitamina B12, e essa porcentagem sobe com o envelhecimento.
Carne vermelha é rica em vitamina B12, mas o corpo precisa de acidez estomacal suficiente e de fator intrínseco, um composto produzido pelo estômago, que absorve vitamina B12 do alimento que ingere.
Conforme você envelhece, a acidez estomacal e o fator intrínseco diminuem, tornando a deficiência de vitamina B12 um grande problema.
Além disso, muitos adultos usam medicações para reduzir a acidez gástrica, aumentando mais ainda o risco de deficiência de B12.
Por isso, aconselha-se que todo adulto acima dos 50 anos faça uso de suplemento de B12 ou ingira alimentos fortificados com B12.
E, se você é vegan (não ingere alimentos de origem animal, nem ovos ou leite), você deve certamente usar um suplemento de B12, pois esta vitamina não está presente nas plantas.
No caso de indivíduos que consomem álcool em excesso também é frequente apresentar baixos níveis de B12.
Já nos casos de pacientes com Cirurgia Bariátrica, é sempre importante a sua suplementação, assim como nos indivíduos que fazem uso crônico de Metformina.
Sintomas de deficiência de B12
1 – Fadiga
Por baixa oxigenação do sangue, pois essa vitamina é crítica na produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo. Sem oxigênio, você morre! Portanto, não é difícil ver como o sangue oxigenado pode fazer você se sentir muito enérgico e vivo.
2 – Problemas neurológicos
Exemplos: desequilíbrio ao caminhar, tonturas, sensação de perda da sensibilidade, parecendo ter “pinos e agulhas” nas mãos, pernas ou pés, o que pode indicar possíveis danos nos nervos. Estes são sinais possíveis da falta de oxigênio suficiente em seu sangue, causados pela deficiência de B12.
3 – Memória reduzida
Causada pelo comprometimento da produção de dopamina cerebral, um neurotransmissor regulador de humor registrando memória e humor.
4 – Distúrbio de humor
Distúrbios como ansiedade e depressão podem estar relacionados à vitamina B12 baixa, que compromete a produção de serotonina cerebral, ligada aos centros de prazer do seu cérebro.
5 – Comprometimento visual
Visão embaçada ou dupla, ou sombras no seu campo visual, causadas por danos no nervo óptico.
6 – Problemas de pele
Pele amarela e língua inchada, frequentemente presente nesta situação.
Ter níveis normais desta vitamina é crucial para manter a saúde do seu coração, cérebro e nervos.
Frutos do mar e fígado são excelentes fontes de vitamina B12, mas muitos não gostam ou não tem acesso regular a esses alimentos.
Além disso, ela é encontrada em ovos, leite, queijo, iogurte, carne, peixe e aves.
Suplementação de vitamina B12
Nem todo suplemento de B12 e criado igual.
Há 2 tipos principais de suplemento de vitamina B12: cianocobalamina e metilcobalamina.
Cianocobalamina é a molécula de B12 ligada a molécula de cianeto.
Os fabricantes de suplementos preferem esta forma, pois é a mais barata e estável. Entretanto, desde que as duas moléculas permaneçam ligadas, são completamente inativos no corpo.
A molécula de cianeto deve ser removida e então convertida na forma ativa de vitamina B12.
Apesar de ainda não haver pesquisa definitiva mostrando que a quantidade de cianeto desta forma de B12 é lesiva, há uma opção melhor, disponível, que se deve dar preferência.
Trata-se da metilcobalamina. Ela está na forma bioativa no seu corpo, portanto não necessita de conversão.
Outro ponto importante da suplementação de B12: a forma mais indicada é a sub-lingual, pois não depende de deficiência de acidez estomacal e nem da presença de fator intrínseco, tão deficiente nos adultos. Fique atento!
Referências bibliográficas:
- Geriatrics. 2003 Mar;58(3):30-4, 37-8.
- Health Eternally October 24, 2016
- J Clin Endocrinol Metab. 2004 Mar;89(3):1217-21.
- Neurology. 2010 Oct 19;75(16):1408-14.
- JAMA.2013;310(22):2435-2442
- New England Journal of Medicine February 5, 2009