Você gosta de viajar? É difícil encontrar alguém que não goste…
E aqueles que viajam com mais frequência sempre comentam sobre como ficam felizes e satisfeitos após um bom passeio.
Conhecer coisas novas ou simplesmente relaxar, deixando de lado a rotina e seus problemas, com certeza é algo que gera bem-estar.
Várias pesquisas já demonstraram isso, mas elas sempre focaram nos efeitos imediatos do hábito…
Agora, um novo estudo feito por pesquisadores da Washington State University, nos Estados Unidos, chega à uma medida mais exata do ganho em qualidade de vida de pessoas que viagem com frequência.
Foram entrevistados 500 participantes, dos quais mais da metade relatou fazer pelo menos 4 viagens de lazer por ano, enquanto uma minoria não viajou.
Além de serem questionados sobre quantas viagens fizeram ao longo do último ano, eles precisaram responder sobre a importância das viagens em suas vidas e quanto tempo eles gastaram olhando e planejando as férias futuras.
Os voluntários também responderam a perguntas sobre como andava sua satisfação de vida…
Fazendo os cálculos, os pesquisadores concluíram que essa felicidade era 7% maior naqueles que viajavam mais, comparando-se com os que faziam isso com menos frequência.
“Embora coisas como trabalho, vida familiar e amigos tenham um papel maior nos relatórios gerais de bem-estar, o acúmulo de experiências de viagem parece ter um efeito pequeno, mas perceptível, na satisfação com a vida relatada pelos próprios”,
Isso realmente ilustra a importância de poder sair da rotina e experimentar coisas novas.” afirma o professor Chun-Chu, um dos autores do estudo.
O professor comenta ainda que, em tempos de pandemia, obviamente muitos se viram forçados a evitar viagens, o que é compreensível. Mas para o futuro, é bom saber que viajar realmente faz bem!
Outros estudos e benefícios das viagens
Além desses ganhos na percepção de bem-estar e felicidade, outros estudos já demonstraram benefícios no hábito de viajar de férias.
Veja:
1 – Satisfação
Pesquisadores da Universidade de Cornell mostraram que espera de uma aguardada viagem faz bem para sua mente.
Essa expectativa pela experiência de viajar gera uma felicidade maior que a expectativa de comprar alguma coisa que você quer muito, por exemplo.
2 – Relaxamento
Quando viajamos e relaxamos, reduzimos o estresse, baixando assim os níveis do hormônio cortisol no organismo.
O excesso desse hormônio, gerado pelas situações estressantes, traz diversos prejuízos à saúde, desde o ganho de peso até doenças mais graves, como o Alzheimer.
É por isso que devemos sempre buscar estratégias para minimizar o estresse. Caso contrário, vamos sofrer as consequências na saúde!
3 – Criatividade
Um estudo mostrou que executivos do mundo da moda que viajavam mais tinham mais criatividade.
Em comparação com os o que tinham menos experiências de viagem, eles geralmente criavam produtos mais inovadores.
Então, fica mais essa dica. Quando a pandemia passar, lembre-se que viajar é tudo de bom.
Enquanto isso, vá pensando nos seus próximos destinos de férias.
Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Chun-Chu Chen, Sui-Wen (Sharon) Zou , James F. Petrick. Would you be more satisfied with your life if you travel more frequently? Tourism Analysis, 2020; DOI: 10.3727/108354220X16072200013427.
- Washington State University. “Frequent travel could make you 7% happier.” ScienceDaily. ScienceDaily, 4 January 2021.
- Waiting for Merlot: Anticipatory Consumption of Experiential and Material Purchases. Amit Kumar, Matthew A. Killingsworth, Thomas Gilovich,. August 21, 2014; Issue published: October 1, 2014
- Fashion with a Foreign Flair: Professional Experiences Abroad Facilitate the Creative Innovations of Organizations. Academy of Management Journal. Vol. 58, No. 1
- Travel is the best medicine, study finds. Los Angeles Times. December 17.
- Leve a saúde junto com você na viagem
- O que NÃO Comer Antes de Embarcar em um Avião
- Viajar faz Bem para sua Saúde Mental