As uvas são frutas que se misturam com a história da humanidade. Desde a antiguidade elas estão presentes, tanto em sua forma natural como matéria prima do vinho, bebida que consta em quase todas as histórias, mitos e lendas antigas.
Essa fruta disseminou-se pelo continente europeu desde antes de Cristo, através dos fenícios, sendo originada no Oriente Médio. Foi muito cultivada na Grécia, mas sua história é muito mais antiga. Sabe-se que a videira selvagem é conhecida desde a idade do gelo!
Atualmente, as uvas são a 3ª fruta mais produzida no mundo, perdendo apenas para a banana e a melancia. Existem mais de 10 mil variedades, das mais claras às mais arroxeadas – e nisso há uma diferença importante que vou falar já já.
O que você vai encontrar nas uvas
As uvas contêm alta concentração de vitamina K e potássio, elementos excelentes para sua pressão arterial. Além disso, possui cobre e manganês, que são matéria-prima básica da enzima superóxido dismutase.
Contém também antioxidante hormonal e melatonina, o hormônio que regula o nosso sono, promovendo uma noite bem dormida e regeneradora para o corpo. Possui antocianidinas, outro antioxidante, com ação anti-inflamatória e anticâncer.
Outros benefícios das uvas
- É abundante em catequinas e oligopeptídeos, que tem propriedades protetoras da saúde.
- Inibe a formação de placas nas artérias.
- Reduz o LDL colesterol, também conhecido como “colesterol ruim”.
- Previne doença cardíaca, câncer, doenças neurológicas e declínio mental.
- Tem ação antiviral e melhora a função imunológica.
Um detalhe importante é ter moderação no consumo da fruta. Como ela tem alto grau de frutose, consumir em excesso pode ter um efeito prejudicial para sua saúde.
Resveratrol: o maior poder das uvas
O resveratrol é um fitonutriente importantíssimo que está altamente concentrado nas cascas das uvas. Ele age nas plantas como o nosso sistema imunológico: protegendo contra agressores ambientais, com ação antifúngica e antibiótica, além do seu maior efeito, que é o poder antioxidante e anti-inflamatório.
Para nós, tem inúmeras ações como:
- Proteção cardiovascular
- Melhora da glicemia e redução do peso
- Melhora dos níveis gerais de colesterol
- Redução de pressão arterial
- Prevenção de lesão renal
- Melhorias para o sistema nervoso e cérebro
- Proteção contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson
Embora esteja presente nas uvas, a melhor concentração de resveratrol está no vinho. Além disso, o álcool ajuda em sua absorção, e é por isso que o vinho tinto, tomado de forma moderada, traz benefícios para a saúde.
Fique apenas atento ao tipo de vinho. O branco, como não é feito com cascas de uva – onde se encontra o resveratrol – tem muito pouco da substância. A maior quantidade está nos vinhos tintos de regiões mais frias, como os feitos com as uvas Pinot noir.
Aproveite as uvas e todo o seu potencial. Sua saúde agradece!
–
Referências bibliográficas:
- Science Daily. August 3, 2009
- American Journal of Clinical Nutrition. March 31, 2010
- Annals of the New York Academy of Sciences. January 2011; 1215: 150-160
- European Journal of Cancer. July 2010;46(10):1882-91
- Genes & Nutrition. May 2011 6(2): 93–108
- Am J Clin Nutr June 2010
- Journal of Neuroinflammation August 2010
- Journal of Biological Chemistry September 2005
- Neurology September 11, 2015