As melhores atitudes que você pode tomar em relação à sua saúde, certamente são as mais baratas e estão ao seu alcance. Porém, só você pode optar por fazer essas mudanças. E para isso tenha sempre em mente que a vida não se resume apenas em estar vivo, mas estar bem!
E como 2013 já chegou, preparei 13 dicas importantes para ajudá-lo a começar bem o ano e manter-se em dia com a sua saúde.
1 – Experimente os benefícios do sexo.
O sexo tem muitos benefícios para a saúde. Os estudos sugerem que o sexo pode estimular seu sistema imunológico e reduzir o estresse.
2 – Mantenha os cuidados com os dentes.
Diabetes, bebês com baixo peso e doença cardíaca: todos esses casos estão correlacionados à doença da gengiva ou doença óssea em sua boca. Mesmo os ataques cardíacos estão correlacionados com a má saúde bucal.
3 – Aproveite o sol.
Um pouco de sol é bom para o seu humor e permite ao seu corpo produzir a quantidade de vitamina D necessária para a sua saúde. Estudos mostram que a vitamina D reduz os riscos de câncer pela metade, assim como ajuda a prevenir outras doenças.
4 – Beba menos.
Apesar de termos observado através de estudos que a bebida de forma moderada é saudável, procure não abusar. O excesso está ligado a danos hepáticos e diabetes.
5 – Lave as mãos.
Esta é a melhor prevenção contra gripes e muitas outras doenças.
6 – Descanse.
A falta de sono está associada ao aumento do risco de hipertensão arterial, obesidade, diabetes e câncer. Contribui também para acidentes de carro e acidentes de trabalho.
7 – Pare de fumar.
Cerca de metade dos fumantes, morrem por causa dos malefícios causados pelo cigarro. Desse grupo, grande parte morre antes dos 50 anos de idade.
8 – Não se estresse.
Estresse mata! Ele causa deterioração em tudo atingindo desde suas gengivas até o seu coração. O estresse o deixa mais susceptível a uma variedade de doenças que podem ir desde gripe até o câncer.
9 – Pratique exercício.
Cada vez mais os estudos mostram os benefícios que o exercício gera não só para o seu corpo. Ele melhora o desempenho escolar das crianças e estimula o cérebro dos adultos.
O exercício fortalece os ossos e alivia algumas dores crônicas. A prática regular de exercício tem sido associada com o menor risco de câncer.
10 – Coma melhor de acordo com o seu Tipo Metabólico.
Escolha alimentos reais ao invés daqueles com açúcar que maqueiam o alimento real. Prefira comer em casa ao consumir comida pronta e use temperos naturais em vez de produtos artificiais.
Procure comer de acordo com o seu Tipo Metabólico; esse certamente o primeiro passo para aumentar as suas chances de viver mais e melhor. A base do meu programa é reduzir substancialmente grãos e açúcar na sua alimentação, enquanto focamos em alimentos que são corretos para a sua bioquímica individual.
11 – Reduza os seus níveis de insulina e leptina.
Consumir grãos e açúcar aumenta os índices de insulina e leptina que aceleram o envelhecimento precoce. Manter esses hormônios elevados enfraquece o seu corpo.
12 – Coma muito alimento natural.
Evite alimentos processados e desvitalizados. Saiba que 90% dos alimentos consumidos são nessa forma. Procure consumir alimentos na forma mais natural possível, tais como ovos e carne vermelha de animais criados em pasto.
13 – Consuma óleos saudáveis.
Você não pode esquecer que o Ômega 3 é essencial para uma boa saúde. O Ômega 3 é rico em DHA e EPA e pode ser encontrado naturalmente em peixes, frutos do mar e carne vermelha de gado criado em pasto. Esses dois ácidos graxos (DHA e EPA) são pilares na prevenção de diversas doenças como o câncer e a doença cardíaca.
O seu cérebro é altamente dependente de DHA. Sua deficiência está ligada à depressão, esquizofrenia, perda de memória e alto risco de desenvolver doença de Alzheimer.
Infelizmente, muitos peixes comercializados atualmente vêm de cativeiros e isso faz com que eles tenham pouco Ômega 3 e muito Ômega 6, além de conter uma grande quantidade de poluentes como mercúrio, PCB e outras substâncias tóxicas.
Por isso, aconselho que você opte por carne vermelha de animais criados em pasto que é rica em Ômega 3 e sem esses tóxicos, além de uma suplementação de Ômega 3 com produtos confiáveis.
Referência bibliográfica:
– Life Science. Dec 30, 2009