A resposta é sim!
Há um consenso geral que diz que transpirar mais durante o exercício é bom e ajuda a eliminar toxinas. Mas qual é a real importância da transpiração?
A transpiração traz diversos benefícios não só para a saúde, mas também para a beleza e para o corpo através do equilíbrio da temperatura, evitando a hipertermia, eliminando toxinas, matando vírus e bactérias e limpando os poros através da eliminação de impurezas da pele.
Você sabe qual é a diferença entre a transpiração induzida pelo aquecimento e a transpiração proveniente do exercício aeróbico?
Segundo Oliver Jay, professor de Fisiologia do Exercício da Thermal Ergonomics Laboratory da Universidade de Ottawa, no Canadá, a transpiração intensa durante o exercício é algo muito saudável, não pela transpiração em si, mas pelos benefícios que gera. Quanto mais intenso e vigoroso o exercício, maiores serão estes benefícios.
A temperatura sobe durante a atividade física, pois o seu corpo precisa eliminar o calor gerado com o exercício, e quanto mais intenso, mais transpiração e mais benefícios para a saúde.
Esta situação não muda se você está transpirando por causa do calor ambiental, “transpiração é transpiração”. Você vai transpirar mais caso o ar esteja úmido, pois o suor não evapora eficientemente neste estado. Portanto, garanta uma hidratação adequada nestas condições.
Lembre-se de se reidratar bem, caso esteja suando muito reponha os eletrólitos perdidos de forma natural bebendo água de coco ou com repositores encontrados nas farmácias.
[divider]
Referências Bibliográficas:
– The New York Times. Dec 31, 2013
– Medline Plus Sweeting