Tomar Água pode Piorar suas Cãibras?

Todo muito já teve cãibras em algum momento e sabe como é uma sensação terrível.

Porém, os atletas, principalmente aqueles que fazem exercícios mais intensos, convivem com o problema com um pouco mais de frequência.

E como é algo que atrapalha bastante as atividades, eles estão sempre em busca das melhores soluções para evitar as cãibras ou combatê-las quando aparecem.

Muitos costumam tomar água, pois ainda acreditam que as cãibras são causadas por falta de hidratação.

Porém, esse é um erro bastante comum. E o que pesquisadores da Edith Cowan University (ECU) mostram é que, na verdade, pode até piorar a situação!

É o que comenta o Professor Ken Nosaka, autor principal do estudo:

“Descobrimos que as pessoas que bebem apenas água pura antes e depois do exercício podem, na verdade, torná-las mais propensas a cãibras.

Isso ocorre provavelmente porque a água pura dilui a concentração de eletrólitos em nossos corpos e não substitui o que é perdido durante a transpiração.”, comenta.

Essa fala do professor já nos dá uma pista importante de onde está o problema…

Sim, não basta apenas se hidratar… É necessário repor os eletrólitos perdidos (e é por isso que encher a barriga de água às vezes pode ser a pior escolha).

Mas, como fazer isso?

Repondo eletrólitos de maneira saudável

Alguns atletas, profissionais ou amadores, já são um pouco mais informados sobre a importância desses eletrólitos.

Na verdade, eles nada mais são do que minerais fundamentais, como sódio, potássio, magnésio e cloreto.

São importantes para o bom funcionamento do corpo, ainda mais quando se faz atividades intensas…

E também são eles que perdemos através do suor. Ou seja, é a combinação ideal para aquelas cãibras terríveis que transformam a sua corrida prazerosa em um pesadelo.

A indicação, como você deve estar imaginando, é usar bebidas ricas nesses eletrólitos.

Existem opções industrializadas aos montes na prateleira do supermercado… Mas será que são uma boa?

Elas de fato até contêm esses eletrólitos, mas trazem junto corantes, aromatizantes, conservantes, açúcar ou adoçantes artificiais… Nada do que precisamos colocar no nosso corpo.

Então, como repor os eletrólitos de forma natural?

É muito simples… Você pode usar:

Água de coco

Umas das melhores bebidas existentes na face da Terra. É rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes.

Seus eletrólitos são oferecidos em concentrações ótimas, semelhante ao plasma humano, o que faz dela um reidratante internacionalmente reconhecido.

É o melhor sport drink do mundo. E é 100% natural!

Mas, atenção: evite água de coco de caixinha. Tome fresca, saindo do coco na hora!

Banana

A banana é uma super fruta, cheia de minerais capazes de repor a perda eletrolítica e evitar as suas cãibras.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos inclusive comparou o consumo de banana com o uso de sport drinks por ciclistas de alto desempenho, e comprovou que era muito mais vantajoso comer meia banana do que tomar essas bebidas industrializadas.

Então, da próxima vez que as cãibras te atacarem, lembre-se dessas dicas e opções naturais. Elas realmente funcionam e ainda trazem vários outros benefícios.

Supersaúde e bom treino!

Referências bibliográficas:

  • Wing Yin Lau, Haruyasu Kato, Kazunori Nosaka. Effect of oral rehydration solution versus spring water intake during exercise in the heat on muscle cramp susceptibility of young men. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2021; 18 (1) DOI: 10.1186/s12970-021-00414-8.
  • Edith Cowan University. “Muscle cramp? Drink electrolytes, not water, study shows.” ScienceDaily. ScienceDaily, 18 March 2021.
  • David C. Nieman, Nicholas D. Gillitt, Dru A. Henson, Wei Sha, R. Andrew Shanely, Amy M. Knab, Lynn Cialdella-Kam, Fuxia Jin. Bananas as an Energy Source during Exercise: A Metabolomics Approach. PLoS ONE, 2012; 7 (5): e37479 DOI: 10.1371/journal.pone.0037479.
  • Água de coco, água da vidawww.DrRondo.com
  • Bananas são Melhores que Bebidas Esportivas para Atletaswww.DrRondo.com
< Artigo AnteriorPróximo Artigo >