Nos últimos anos, os médicos têm usado cada vez mais terapias com plasma rico em plaquetas (PRP) com o objetivo de estimular fatores de crescimento que ajudam na cura e fortalecimento de áreas do corpo.
Apesar de já sabermos há anos que as plaquetas são parte do sangue que é responsável pela coagulação, só na última década começamos a entender o seu poder rejuvenescedor e seu potencial de cura.
Elas promovem uma cascata de cura que é muito mais poderosa do que qualquer droga disponível, e ainda está muito longe da indústria farmacêutica ser capaz de chegar a uma medicação que possa vir a fazer o que as plaquetas realizam.
Como funcionam as plaquetas?
São as “primeiras respostas” do seu corpo.
Elas funcionam de várias maneiras:
- Primeiro, eles contêm centenas de fatores de crescimento, críticos para a cicatrização de feridas e regeneração de tecidos e órgãos feridos ou envelhecidos. Agem como moléculas de sinalização, enviando informações para que os próprios recursos do seu corpo reparem o tecido danificado
- Regeneram e atraem células-tronco que se multiplicam rapidamente, se transformando em qualquer célula que precisamos para reparar danos em tecidos danificados ou envelhecidos
A terapia de plasma rico em plaquetas (PRP) realmente tem potencial para reverter quase todas as doenças do envelhecimento. Isso inclui câncer, doenças cardíacas, diabetes, cegueira, doença de Alzheimer e doença de Parkinson.
Estudos publicados na Plastic and Reconstructive Surgery sugerem que fatores de crescimento liberados de plaquetas ativadas efetivamente auxiliam na cicatrização de feridas em tecidos moles e duros. Os autores do estudo declararam:
“Uma variedade de fatores de crescimento potencialmente terapêuticos foram detectados e liberados das plaquetas em níveis significativos em preparações de plasma rico em plaquetas. Concentrações suficientes e liberação desses fatores de crescimento podem ser capazes de acelerar a cicatrização de feridas”.
Hemo Beauty Lifting
É um tratamento cosmético que nasce do potente poder rejuvenescedor do sangue, sendo altamente eficiente para revitalizar a pele velha e cansada. Aplicando-se injeções de PRP na face e pescoço que estimulam o crescimento de colágeno novo, reduzindo linhas finas e rugas da face, elevando a musculatura e reduzindo a flacidez ao redor da boca, bochechas e olhos, promovendo uma pele mais firme e iluminada e um olhar mais jovem.
Usa-se o seu próprio sangue, que é colhido e centrifugado em um equipamento especifico para separar as plaquetas e glóbulos vermelhos, sendo que as plaquetas e uma mistura de preenchimentos naturais são injetados em pontos específicos da face.
As sessões de PRP são rápidas e relativamente indolores, levando cerca de 15 minutos. Isso não compromete o seu trabalho e sua rotina diária. Você pode apresentar leve inchaço e vermelhidão no local, que desaparece dentro de um a três dias.
Três a quatro semanas após a sessão já é possível perceber os efeitos mais consistentemente. É realmente incrível!
Referências bibliográficas:
- Plastic & Reconstructive Surgery. November 2004; 114(6): 1502-1508
- Science. May 9, 2014 ;344(6184):630-4.
- Am J Surg. 1993;165:728–737
- New Scientist. July 20, 2016
- Dermatol Surg. 2012;38(4):623-30