Pessoas que pulam o café da manhã têm 4 vezes mais chances de ser obesas, comparadas com quem não dispensa essa refeição.
Num estudo realizado com mais de 3.000 pessoas, a maioria mulheres, que perderam ao menos 15 kg e mantiveram o peso por mais de 1 ano, verificou-se que 78% tomavam o café da manhã todos os dias, enquanto 5% o faziam 6 dias por semana, 5% durante 5 dias e 4% simplesmente pulavam essa refeição. Esses resultados deixam claro que evitar o café da manhã não contribui para a perda de peso.
Feito em casa
A primeira refeição do dia é importante: “acorda” nosso corpo, nossas células e enzimas logo cedo, produzindo maior queima de calorias e gorduras. E definitivamente não engorda, desde que não se abuse de pães, bolos, geléias, queijos gordurosos e frios. Mas essa refeição deve ser feita em casa, sempre que possível. Por incrível que pareça, tomar o café da manhã fora, assim como jantar fora, torna as pessoas mais predispostas a engordar, talvez pela forma como os alimentos são preparados, com mais gordura ou ingredientes muito calóricos, e também porque, ao comer fora, quase sempre se exagera nas quantidades. Se quiser manter o pêso, tome seu café em casa.
Mais é melhor
De modo geral, não se deve pular nenhuma refeição com intenção de emagrecer. Comer com freqüência, mas com sabedoria, ajuda a perder ou manter o peso com mais saúde. Alimentar-se de 2 em 2 horas evita quedas de glicemia causadas por insulina elevada. Também ajuda a controlar os níveis de cortisol, um hormônio ligado ao estresse, ao envelhecimento precoce e que, quando aumentado, dificulta a perda de peso.