O Natal está chegando! Poucos dias nos separam de uma das comemorações mais aguardadas do ano. E esse é o momento onde a família, as festividades e a maioria dos alimentos tornam-se o centro de nossas vidas. Durante esse período deixamos de lado o que normalmente fazemos atenção em relação à nossa dieta e acabamos abusando na alimentação.
O peru é, com certeza, o exemplo de alimento de Natal e também dos dias subsequentes. Então, caso esteja comprando essa carne em um supermercado procure aquela de animais criados naturalmente, pois quando criados em granjas eles podem gerar contaminações, comprometendo a saúde.
É muito importante que você saiba que a carne de peru é um alimento altamente rico em proteínas e com pouca gordura. Para que se tenha uma ideia, o consumo de 100 gramas da carne escura de peru, sem pele, fornece cerca de 8 gramas de gordura e 28 gramas de proteína, enquanto a carne branca, nessa mesma quantidade, fornece apenas 4 gramas de gordura e 30 gramas de proteína. Embora a carne branca seja mais popular, em termos nutricionais a carne escura é preferível. Apesar de conter pouca diferença de proteína, a carne de peru contém mais gordura boa.
Para a maioria dos adultos o consumo desta porção de carne de peru (100g) é adequado em termos nutricionais. Essa situação só não se aplica para mulheres no último trimestre de gravidez ou para pessoas que praticam exercícios intensamente. Nesses casos, a necessidade de proteína deve ser maior.
Mas, há algo muito importante e que você não deve se esquecer, principalmente nesse momento, é a gratidão! Ela deve ser o ingrediente número um em sua ceia e em sua vida. Por isso, reflita e considere que você deva estar verdadeiramente grato em compartilhar a vida com todos que ama.
Agradeça por tudo o que você tem. Seja sempre criativo e inovador. Pense diferente e positivo. E quando a vida te der cem razões para chorar, mostre a ela que você tem mil motivos para sorrir. Encare o seu passado sem rancor. Ligue-se ao seu futuro sem medo. Mantenha a sua fé em alta! A melhor coisa que pode existir é o sorriso de uma pessoa. E mais bonito ainda, é saber que você é a razão para isso.
Desejo que o seu Natal seja iluminado, próspero, feliz e muito saudável!
Referência bibliográfica:
– Journal of Agricultural and Food Chemistry. 2008 Jul 23, 56 (14): 5884 – 91