Procure ter uma atitude positiva perante a vida e coloque um sorriso no seu rosto, isso certamente o tornará mais feliz e menos estressado.
Segundo um estudo realizado na Universidade de Kansas, em 2012, o sorriso é um redutor de estresse, independentemente do seu humor atual.
Observou-se 3 tipos de expressões faciais: sorriso neutro, padrão e sorriso mais enfático.
Foi solicitado aos participantes tarefas indutoras de estresse, durante os quais se mediu suas frequências cardíacas.
Observou-se que o sorriso pode reduzir seus níveis de estresse, seja qual for o estado do seu humor, pois:
- Os participantes com maiores sorrisos mantiveram taxas cardíacas mais baixas em comparação com o grupo de expressão neutra.
- Já os participantes que não tinham sido explicitamente orientados a sorrir, mas que foram forçados a uma expressão sorridente, também apresentavam frequências cardíacas mais baixas do que o grupo de expressão neutra, mas em menor grau.
Isso mostra que o sorriso realmente alivia o estresse.
Então, o conselho é: quando estiver em situações estressantes, procure colocar um sorriso no rosto por um momento.
Isso não apenas o ajudará a suportar a situação no plano psicológico, mas realmente ajudará a saúde do seu coração.
Ser feliz aumenta a sua longevidade
E mais, essa postura certamente melhora a qualidade de sua vida,garante maior sensação de bem-estar e consequentemente ajuda a uma melhor saúde física.
Isso por si só se traduz em maior expectativa de vida.
Felicidade – Um Agente “Alavancante” Secreto
Já uma meta análise de mais de 160 estudos, publicada na revista Applied Psychology: Health and Well-Being, também sugere que”pessoas felizes tendem a viver mais e a ter uma saúde melhor do que seus pares infelizes”.
Segundo Ed Diener, professor emérito de psicologia da Universidade de Illinois,
“A felicidade não é mágica, mas a evidência é clara e convincente que muda suas chances de adoecer ou morrer jovem. Embora haja um punhado de estudos que encontrem efeitos opostos, a esmagadora maioria dos estudos apoia a conclusão de que a felicidade está associada com saúde e longevidade”.
E relata ainda que a ansiedade, a depressão, a falta de prazer nas atividades diárias e o pessimismo estão associados a taxas mais altas de doença e a uma expectativa de vida mais curta.
Então, procure o que te faz feliz e coloque um sorriso no rosto. Sua saúde só tem a ganhar!
–
Referências bibliográficas: