Essa condição, que muita gente chama de pele de galinha, é a forma simples de se dizer queratose pilar, um problema comum e sem riscos. Normalmente aparece nos braços, coxas e nádegas. Para alguns, aparece na face.
É caracterizado por pequenos buracos rosados que podem ser sentidos como lixa. Às vezes, estes são vermelhos, inchados e dão um comichão.
A causa da pele de galinha é o crescimento de queratina (a proteína que protege a pele de infecções), que pode bloquear os folículos pilosos. Pessoas com a pele seca são mais predispostos ao problema, que pode piorar durante o inverno.
O que fazer para reduzir esses sintomas?
- Limite o uso de água quente. Isso causa agressão na pele, que pode ficar mais inflamada.
- Use sabonete sem perfumes, com óleos naturais para hidratar apele e prevenir qualquer efeito negativo.
- Não arranhe ou esfregue a área.
- Mantenha a pele hidratada sempre.
- Hidrate a sua pele com ácido hialurônico e óleo de coco, pois nas épocas mais frias esse reforço de hidratação é importante, já que a pele tende a ficar mais ressecada.
- Consuma óleo de coco também, por via oral, além de vitamina A, E e C para garantir uma boa proteção antioxidante.
- Evite usar irritantes duros como esfoliantes, fragrâncias e produtos alcoólicos sintéticos, que irão agravar ainda mais o problema na sua pele.
- Na face, evite limpar esfregando, evite água muito quente ou fria, cozinhando ou congelando o rosto, buchas vegetais, sabões de barra e tônicos adstringentes que contenham álcool. Esses componentes vão piorar ainda mais a sua pele.
- Evite o excesso de exposição ao sol, ficando cerca de 30 minutos exposta a ele, de preferência entre 10h e 15h, quando há maior absorção de vitamina D.
- Estudos mostram que a astaxantina, quando usada oralmente, promove benefícios cosméticos para a sua pele, reduzindo inflamação, rugas e manchas senis. Promove também proteção contra danos dos raios ultravioletas.
- No preparo dos alimentos, não use óleos vegetais polinsaturadas como milho, soja e canola. Eles oxidam com o calor, gerando gorduras trans, que causam redução da elasticidade da pele e promovem aumento de rugas. Isso porque eles causam maior inflamação na pele e também nos órgãos e vasos sanguíneos. O que você come influencia diretamente na sua pele, portanto… Use: gorduras saturadas boas como óleo de coco, manteiga de vacas criadas a pasto ou banha de porco.
Com isso você estará mais saudável, e certamente terá uma aparência rejuvenescida também! Diga adeus à pele de galinha!
Referências bibliográficas:
- Discovery Reports Canada October 24, 2006
- Journal of Allergy and Clinical Immunology August 29, 2011
- Journal of Allergy and Clinical Immunology June 8, 2010
- The Journal of Allergy and Clinical Immunology January 2015, Vol 135, Issue 1, Pag 56-62.e2