Você já ouviu falar no óleo essencial de bay rum? O nome é bem diferente, mas se trata de um óleo essencial extraído das folhas da planta da pimenta bay (Pimenta racemosa). Costuma ser confundido com o óleo essencial de louro, que tem flohagens parecidas, mas não é a mesma coisa.
Seu aroma de certa forma lembra uma mistura de rum ou conhaque com cravo da índia, razão pela qual costuma ser bastante usado em produtos cosméticos. Mas sua melhor indicação vai muito além da questão estética…
Óleo essencial de bay rum contra as dores
A composição do óleo essencial de bay rum conta com mirceno, linalol e eugenol. Juntas, essas três substâncias têm um potente efeito analgésico, e é por isso que o óleo é tão apreciado para amenizar dores pelo seu corpo.
Diluído na forma de óleo de massagem, torna-se uma boa pedida para aplicação tópica em regiões que sofrem com dores reumáticas, seja nos músculos ou articulações. É especialmente eficiente em casos de nevralgia, ou seja, quando a dor está relacionada a danos ou compressões em nervos.
Mas fique atento na hora de aplicá-lo em sua pele. Ele deve sempre ser diluído em outro óleo em quantidades corretas. Sua alta concentração de eugenol pode provocar irritações, então é altamente recomendado que você faça isso com orientação de um médico habituado a esse tipo de tratamento natural.
Outros benefícios
Atividade antifúngica – Segundo um estudo de 2008, o óleo essencial de bay rum, ao lado do o óleo essencial de tomilho, foram os mais eficazes em combater os fungos Phytophthora cactorum e Cryphonectria parasítica.
Ação antibacteriana – O óleo também se mostrou um aliado contra bactérias Staphylococcus aureus e Staphylococcus aureus, inclusive algumas que apresentavam resistência a antibióticos.
Estimulante e afrodisíaco – Na aromaterapia, este óleo essencial costuma estar associado a um efeito estimulante. Seu aroma também é visto como afrodisíaco, o que talvez explique parte do seu sucesso nas fragrâncias de perfume masculino.
Portanto, fica mais essa dica natural para sua saúde e bem-estar. E é sempre importante lembrar: procure sempre por um produto de qualidade em lojas especializadas, não use nada sem orientação adequada e não substitua tratamentos que já esteja fazendo sem consultar seu médico.
Ficha técnica:
Nome científico: Pimenta racemosa
Para que serve: Dores reumáticas, nos músculos ou articulações, nevralgia; combater fungos, bactérias e estimular os ânimos.
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 5 gotas;
- Banhos: Em média 5 a 10 gotas. Diluir em 1 colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã, e acrescentar à água da banheira ou espalhar pelo chão do box;
- Compressa: 2 a 5 gotas em 1/2 litro de água;
- Massagem: 5gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: 5gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Aromatherapy: Scent and Psyche: Using Essential Oils for Physical and Emotional Well-Being, 1995
- Aromatherapy Science: A Guide for Healthcare Professionals, 2006
- The Encyclopedia of Herbs and Spices, 2017
- Flavour and Fragrance Journal, August 2008;23(4):272-277
- International Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences, 2013;5(1)
- https://drrondo.com/oleo-essencial-de-tomilho-para-uma-mente-brilhante/
- https://drrondo.com/oleos-essenciais/