Os smoothies verdes apresentam benefícios fantásticos no emagrecimento, além de promover saúde. Incorpore-os ao seu dia a dia e eles, com certeza, farão maravilhas a você! Se sua meta é emagrecer, pense em substituir uma ou duas refeições por dia com essas receitas.
Já expliquei, anteriormente, o passo a passo para se fazer o smoothie. Clique no link abaixo para aprender:
➤ Os fundamentos dos smoothies verdes
Vamos à receita específica de hoje, voltada para quem quer perder peso e queimar gordura. A primeira dica é adicionar os seguintes ingredientes nas suas receitas de smoothies verdes, caso já não estejam presentes:
Grapefruit Amêndoas Espinafre Chá verde
Maçã Brócolis Canela
Você poderá turbinar mais ainda este processo seguindo uma alimentação e smoothies de acordo com o seu tipo metabólico. Agora, utilize os ingredientes abaixo conforme os fundamentos explicados no link que já mostrei mais acima. Veja:
Ingredientes:
- 02 copos de espinafre fresco;
- 02 copos de chá verde;
- 01 copo de mirtilos;
- 01 copo de morango;
- 01 copo de abacaxi.
Todos esses ingredientes trazem inúmeros benefícios para a saúde. Como sempre, minha ideia não é simplesmente te passar uma receita, mas te mostrar porque ela garantirá esses resultados importantes.
Espinafre
Originária da Pérsia antiga, tendo sido levada para a Espanha no século II. Contém:
- Altas concentrações de vitaminas C, E, K,A, B1, B6 e folato;
- Rico em minerais como, magnésio, cálcio, ferro, cobre, fósforo e manganês, que ajudam a promover saúde de forma geral;
- Rico em flavanoides.
Benefícios:
- Age como antioxidante, protegendo o corpo contra oxidação;
- Reduz risco cardiovascular;
- Colabora na manutenção da pressão arterial;
- Tem ação alcalinizante, antianemica, laxante,
- Proteção das vias digestivas
- Melhora a função cerebral e memória.
Obs: Deve-se consumir o espinafre com moderação. O espinafre contém ácido oxálico, e o excesso pode induzir calculo renal e nefrotoxicidade. Além disso, a presença de ácido fítico pode promover má assimilação de certos minerais, chegando a causar balanço negativo de cálcio e ferro.
Chá verde
Benefícios:
- Eleva a taxa metabólica e termogênese;
- Colabora no combate à obesidade, pois produz cerca de 33% mais oxidação das gorduras por cerca de 2h após a ingesta;
- Inibe o desenvolvimento de células gordurosas;
- Aumenta a excreção de gorduras;
- O seu componente ativo chama-se Epegalocatequin Galate (EGCG), um polifenol da classe das catequinas, com altíssimo potencial antioxidante;
- Promove ativação do catabolismo da gordura hepática;
- Cada copo de chá verde fornece de 30 mg de EGCG, sendo que a melhor dosagem de eficiência de queima de gordura com o consumo diário de 300 mg/dia;
Mas, lembre-se, muito de algo bom pode se tornar ruim, e esse é um bom exemplo. Chá verde em excesso pode gerar um efeito antioxidante negativo. Contudo, isso não quer dizer que o chá verde não deva fazer parte da sua dieta. Simplesmente, não abuse dele.
Berries – Mirtilo e Morango
Strawberries, Blueberries (mirtilo), Raspberries, Blackberries, Cramberries etc… contêm fitoquimicos poderosos como o ácido ellogic que tem ação antioxidante, inclusive aumentando a proteção do DNA para certos agentes carcinogênicos. Os berries são excelentes fontes de vitamina C, carotenos, potássio, cálcio, magnésio e zinco. São ricos em fibras e contêm pouco açúcar.
[divider]
Referências bibliográficas:
- www.drrondo.com
- Livro Super Alimentos. 2015
- Livro Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento
- Livro Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e ControlarDoenças. Dra. Jocelem Mastrodi Salgado. Editora Madras.