Sempre ouvimos falar que a moderação é muito importante… mas, quando chegam as festas de fim de ano, o risco de exagerar é grande. Por isso o smoothie de hoje é uma boa opção para quem passou da conta na ceia de Natal. Ele servirá para dar uma forcinha para o fígado, no processo de desintoxicação do organismo.
Use os ingredientes abaixo no passo a passo que já expliquei no post sobre os fundamentos dos smoothies verdes.
Ingredientes:
- 02 copos de espinafre fresco
- 01 copo de água de coco
- 02 pêssegos
- 01 copo de uva
Espinafre
Contém:
- Altas concentrações de vitaminas C, E, K A, B1, B6 e folato;
- Rico em minerais, como magnésio, cálcio, ferro, cobre, fósforo e manganês, que ajudam a promover saúde de forma geral;
- Rico em flavanoides.
Benefícios:
- Agem como antioxidantes, protegendo o corpo contra oxidação;
- Reduz risco cardiovascular;
- Colabora na manutenção da pressão arterial;
- Tem ação alcalinizante, antianêmica, laxante;
- Proteção das vias digestivas;
- Melhora a função cerebral e memória.
Obs: Deve-se consumir o espinafre com moderação. O espinafre contém ácido oxálico, e o excesso pode induzir calculo renal e nefrotoxicidade. Além disso, a presença de ácido fítico pode promover má assimilação de certos minerais, chegando a causar balanço negativo de cálcio e ferro.
Água de coco
A água da vida, como pode ser chamada, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. A água de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial. É rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes. Seu conteúdo eletrolítico (mineral iônico) semelhante ao plasma humano garantiu-lhe o reconhecimento internacional como melhor reidratante oral. Ou seja: um super sport drink incomparável a qualquer outro produto criado pelo homem com essa finalidade. É tão compatível com o corpo humano que pode até ser injetada na veia, o que foi bastante comum durante a 1ª e a 2ª guerra, bem como na guerra do Vietnã.
Reduz pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, protege contra câncer, favorece a digestão, o controle da glicemia, a circulação, o sistema autoimune, possui propriedades antienvelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde. Atua como repositor de eletrólitos e melhora na performance física, o que é ótimo para esportistas e amantes da malhação. Beba água de coco: é tudo de bom!
Pêssego
Contém:
- Abundância em minerais, como o potássio, importante na manutenção da pressão arterial e ritmo cardíaco.
- Rico em vitaminas antioxidantes, especialmente a vitaminas C, E, K e A. Quanto mais escuro o pêssego, mais vitamina A ele contém.
- Flavanoides, como o licopeno e a luteína, zeaxantina e criptoxantina, importante na prevenção da degeneração macular, além de proantocianidinas, quercetina e ácido Fenólico, protetores contra o câncer.
Benefícios:
- Quimiopreventivo, especialmente para câncer de mama;
- Reduz LDL colesterol;
- Anti-inflamatório;
- Antioxidante;
- Deve ser consumido com moderação por conter muita frutose, o que pode não ser bom para a saúde.
Uva
Contém:
- Alta concentração de vitamina K e potássio, além de cobre e manganês, que são a matéria prima básica da enzima superóxido dismutase;
- Antioxidante hormonal, melatonina;
- Antocianidinas, outro importante antioxidante, anti-inflamatório e anticâncer.
Benefícios:
- Riquíssima em Resveratrol, um dos mais importantes fitonutrientes, antienvelhecedor e protetor de câncer;
- Abundante em catequinas e oligopeptídeos com propriedades protetoras da saúde;
- Inibe a formação de placas nas artérias;
- Reduz o LDL colesterol (colesterol ruim);
- De acordo com estudos, previne doença cardíaca, câncer, doenças neurológicas e declínio mental, além de melhorar a função imunológica e antiviral.
- Deve-se consumir com moderação pelo alto grau de frutose, o que em excesso pode não ser saudável.
[divider]
Referencias bibliográficas:
- www.drrondo.com
- Livro Mude sua vida com Super Alimentos. Dr. Wilson Rondó Jr. 2016
- Livro Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento
- Livro Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e ControlarDoenças. Dra. Jocelem Mastrodi Salgado. Editora Madras.