No mundo de hoje, é praticamente impossível deixar o smartphone de lado. Precisamos dele não só para nos mantermos conectados, mas para uma série de outras atividades: ele é GPS, serve para fazer compras, pedir comida, e uma infinidade de outras coisas que nem caberiam aqui.
O problema é que com tanto uso, ele pode acabar fazendo mais mal que bem. Além de todas as utilidades citadas acima, o smartphone é também o lazer de muita gente. E isso traz mais sedentarismo e mais horas em frente à pequena tela. E a sua saúde? Como fica?
Smartphone e câncer
Em 2011, a International Agency for Research on Cancer (IARC) classificou a radiação emitida pelo smartphone como possível carcinogênica. Embora ainda sejam necessários novos estudos para comprovar essa afirmação, sugiro que você se previna.
Uma boa dica é manter o aparelho longe do corpo quando ligado, evitar passar o dia com ele no bolso e fazer ligações só onde a recepção do sinal é boa. Ah! Outro detalhe muito importante… Não durma com o celular próximo da sua cabeça! Durante o sono, você precisa se recuperar das ondas eletromagnéticas que recebe durante o dia. E por falar em sono…
Cuidado com a luz azul
Você conhece alguém que fica ao celular antes de dormir? Agora pergunte pra essa pessoa se ela sente dificuldades para pegar no sono e ter uma boa noite de descanso… Certamente ela vai dizer que sim!
Isso acontece porque o smartphone emite luz azul, que confunde nosso ciclo natural do sono. Explicando melhor: nosso corpo foi “programado” para ficar desperto na presença de luz e sonolento na ausência dela.
O problema é que nossos aparelhos eletrônicos emitem o espectro de luz azul, e nosso organismo recebe essa luminosidade como um aviso para se manter acordado.
Uma dica interessante é usar óculos com lentes âmbar, que bloqueiem essa luz, após o entardecer. E, repetindo, minimize o uso de smartphone à noite ao máximo. Quanto menos luz azul seu corpo receber, melhor sua produção do hormônio do sono, que vai garantir uma noite bem dormida.
Acidentes e ansiedade
Outro problema relacionado ao celular no mundo moderno é a ansiedade. Ficar o dia inteiro 100% conectado, recebendo atualizações de amigos o tempo todo, tem causado um efeito problemático em jovens. Segundo estudos, quando essas mensagens chegam com menos frequência, eles sentem-se solitários e isolados, aumentando seu grau de ansiedade. Parece um paradoxo, mas é um efeito de estar hiperconectado.
E mais um problema: com o uso excessivo do smartphone, os acidentes de trânsito dispararam. Segundo um estudo britânico, 26% dos acidentes de carro no Reino Unido eram causados por motoristas usando celulares. É muita coisa!
Felizmente, nesse caso, a dica é simples: meu amigo, tenha bom senso! Não use o celular enquanto dirige. Isso deveria ser óbvio, mas pelo visto ainda precisamos alertar aos motoristas!
Por fim: a tecnologia é realmente benéfica para todos, mas é preciso usá-la com responsabilidade. Quando começa a causar danos ao invés de nos ajudar, precisamos rever nossos conceitos. Tenha cuidado ao usar seu smartphone e faça dele uma ferramenta positiva para sua vida e sua saúde!
–
Referências bibliográficas:
- BMJ. 2011 Oct 19;343:d6387
- JAMA. 2011 Feb 23; 305(8):808-13.
- Int J Health Sci (Qassim). 2014 Oct; 8(4): V–VI.
- Generation M2: Media in the Lives of 8- to 18-Year-Olds. Kaiser Family Fundation. Jan. 2010.
- Daily Mail Onlin. 27 Mar. 2014
- National Safety Council Release. 24 Mar. 2014.
- Chronobiol Int. 2009 Dec;26(8):1602-12
- Current Biology July 25, 2016
- Medical News Today July 15, 2016
- American Medical Association June 14, 2016
- USA Today. Jan 22, 2017
- https://drrondo.com/luz-azul-artificial/