Os óleos essenciais são realmente fantásticos, tanto para sua saúde quanto para sua beleza. É por isso que alguns deles são utilizados em fórmulas comerciais industrializadas. O problema é que nesses casos são acrescentados outros químicos potencialmente perigosos! Que tal ficar somente com a parte natural? É por isso que hoje vou comentar sobre o óleo essencial de bardana!
A bardana (Articum lappa) é uma planta originária do continente europeu que acabou também se desenvolvendo plenamente na América do Norte. O óleo essencial de bardana, ou óleo de bardana, como também é conhecido, é extraído das folhas e das raízes.
Os indígenas americanos a usavam para fazer doces, enquanto a medicina popular a conhece por seus efeitos diuréticos. Mas ela ficou realmente mais conhecida pelos seus benefícios para o cabelo e o couro cabeludo.
Óleo essencial de bardana para cabelos bonitos e saudáveis
O óleo essencial de bardana contém grandes quantidades de vitamina A e ácidos graxos essenciais de cadeia longa, que fortalecem e nutrem o couro cabeludo. Isso também gera um bom suporte para a normalização do funcionamento das glândulas sebáceas e dos folículos capilares.
É assim que o óleo de bardana pode, ao mesmo tempo, ajudar no combate à caspa e outras irritações do couro cabeludo e promover um crescimento fortificado de cabelos saudáveis e bonitos.
Outros usos tradicionais
- Tratamento de pequenos arranhões
- Combate à acne
- Redução de dores nas articulações
Cuidados com o óleo de bardana
Em geral, mulheres grávidas ou amamentando devem evitar o uso deste e outros óleos essenciais. Além disso, ele pode causar irritação em pessoas alérgicas a certos tipos de flores. Portanto, é sempre bom conversar com o seu médico antes de qualquer decisão.
Nunca substitua nenhum tratamento que já esteja fazendo e sempre aja conforme as orientações. Dessa forma você terá cabelos radiantes sem nenhum efeito colateral indesejado.
Ficha técnica:
Nome científico: Arctium lappa
Para que serve: regularizar a oleosidade do cabelo, combater caspa e outras irritações no couro cabeludo e fortalecer os fios; aliviar dores nas articulações; tratar acne e arranhões.
Formas de uso:
- Compressa: 30 a 40 gotas em 1/2 litro de água;
- Massagem: 20 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 5 gotas em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: Em média 30 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: Em média 10 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- Use Burdock Oil to Promote Healthy Hair Growth. Mercola.com. Jan 5. 2017.
- WebMed; Burdock.
- https://drrondo.com/oleos-essenciais/