Quem pratica atividade física o faz por diversos motivos. É claro que a saúde é um deles, mas a estética também é um motivador importante. Muitos começam o treino para conquistar o corpo dos sonhos, seja para emagrecer ou visando crescimento muscular.
Às vezes essa posição é alvo de críticas. Algumas pessoas dizem que é mais importante cuidar do cérebro do que do corpo… E se disséssemos a elas que está tudo interligado? Já passou da hora de pensarmos no indivíduo como um todo. As melhorias físicas refletem-se na saúde do cérebro e vice-versa!
Quer uma prova disso? Veja um estudo recente publicado na Mayo Clinic Proceedings… Os pesquisadores do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas avaliaram mais de 2 mil pessoas de 1997 a 2012. De tempos em tempos, eles mediram a capacidade cardiorrespiratória dos voluntários enquanto eles faziam bicicleta ergométrica. Paralelamente, eram realizadas ressonância magnéticas para investigar como andava o cérebro dessas pessoas. Sabe o que eles descobriram?
Treino e cérebro conectados!
Os resultados deixaram os cientistas otimistas. Eles concluíram que existe uma ligação direta entre a aptidão cardiorrespiratória e a saúde cerebral, inclusive com uma manutenção do volume da massa cinzenta. É como se o treino ajudasse não só seus músculos a se manterem, mas também o seu cérebro!
Um ponto a se destacar é que as melhoras foram vistas nas estruturas ligadas à cognição, e não à coordenação motora. Isso significa um impacto cognitivo positivo, algo que pode preservar sua mente por mais tempo, mesmo com a chegada da idade.
Segundo o Dr. Michael Joyner, um dos autores, a pesquisa mostra “que atividade física e aptidão física ajudam a proteger contra o declínio cognitivo relacionado ao envelhecimento. Já existem bons indícios epidemiológicos para isso, bem como dados que estão surgindo e mostrando que atividade e aptidão físicas estão associadas a uma melhoria da função dos vasos sanguíneos do cérebro. Esse artigo é importante devido aos dados volumétricos que mostram um efeito na estrutura do cérebro”.
Portanto, não fique parado. O seu treino para o corpo tem resultados também para o cérebro, e serão a garantia de uma mente saudável por longos anos. Se ainda não sabe o que fazer, consulte os artigos sobre atividade física disponíveis aqui no site. Você encontrará dicas sobre diversas atividades, para quaisquer idades. Mexa-se e Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Cardiorespiratory Fitness and Gray Matter Volume in the Temporal, Frontal, and Cerebellar Regions in the General Population. Mayo Clinic Proceedings, 2020; 95 (1): 44 DOI: 10.1016/j.mayocp.2019.05.030
- https://drrondo.com/como-o-oleo-de-soja-pode-prejudicar-o-seu-cerebro/
- https://drrondo.com/obesidade-pode-prejudicar-o-desenvolvimento-do-cerebro-das-criancas/
- https://drrondo.com/tocar-bateria-altera-o-seu-cerebro/
- https://drrondo.com/novidades-sobre-o-cha-e-a-saude-do-seu-cerebro/
- https://drrondo.com/8-beneficios-do-chocolate-escuro-para-o-seu-cerebro/