Eu sei que você já está pensando que eu vou estragar mais um prazer seu. Que vou lhe dizer que chocolate faz mal à visão, e que, portanto, não deve comê-lo…
Mas hoje eu tenho uma boa notícia. Comer chocolate todos os dias pode melhorar sua visão!
Isso é o que a revista JAMA Ophthalmology publicou recentemente.
Observou-se que 70% das pessoas pontuaram mais alto em um teste de visão depois de comer uma barra de chocolate amargo em comparação com o chocolate ao leite.
Surpreendente, não? Mas faz todo sentido…
É pelo fato do chocolate escuro ser feito de cacau rico em flavanol (uma classe especifica de flavanoides). Diversos estudos têm mostrado que consumir regularmente flavanols melhora a função dos vasos sanguíneos saudáveis no coração e no cérebro.
Portanto, é lógico que esses mesmos benefícios se apliquem aos seus olhos.
O problema é que os efeitos de comer chocolate para sua visão não duram muito tempo. Então, para obter benefícios, você teria que comer muito chocolate diariamente.
Então, infelizmente esta não é a melhor solução. Mas existe uma outra maneira…
Trata-se da vitamina A.
Com a nossa dieta moderna à base de grãos, você não está recebendo a quantidade necessária desse nutriente essencial.
Para você ter uma ideia, nossos ancestrais conseguiam 10 vezes mais vitamina A em seus alimentos do que o que recebemos hoje.
As indicações costumeiras são para se comer cenouras e outros vegetais alaranjados, como as abóboras, para obter a vitamina A. Mas estes não são sua melhor fonte…
Na verdade, esses vegetais e legumes contêm beta-caroteno, também conhecido como “pró-vitamina A.”
Mas há um problema, pois nosso corpo não converte eficientemente essa pró-vitamina A na forma ativa de vitamina A, que é o retinol.
Para cada 6 unidades de beta-caroteno que você come, só se converte 1 unidade de vitamina A. Ou seja: mesmo consumindo 25.000 unidades de beta-caroteno, você não conseguiria o suficiente para o dia.
Portanto, é aconselhável que você consuma carnes de órgãos e gorduras animais, para absorver vitamina A. Nesse caso, me refiro a produtos de animais criados à pasto. Isso vale para fígado, ovos, queijo e leite cru. Além disso, peixes de água profundas.
A fonte mais concentrada da natureza dessa vitamina é o fígado bovino, pois apenas 80 g de fígado bovino oferece mais de 15.000 UI ou 545% do seu valor diário (DV) de vitamina A. Cenouras e batatas doces também são uma boa fonte.
As recomendações que você vai ouvir é de que precisa apenas de 2.000 a 3.000 UI de vitamina A todos os dias. Mas isso não é suficiente. Nossos ancestrais recebiam cerca de 20.000 a 30.000 UI diariamente em sua dieta.
Alguns estudos atuais sugerem 5.000 UI diariamente.
Associe estes 3 nutrientes para melhorar a visão
– Luteína e Zeaxantina.
Dois dos melhores nutrientes para melhorar a visão e proteger a sua saúde ocular, pois seus olhos não podem funcionar sem eles.
Baixos níveis desses nutrientes aumentam quase 75% do seu risco de perda de visão, de acordo com um estudo de Harvard.
Outras pesquisas mostram que comer alimentos ricos em luteína e zeaxantina pode aumentar a densidade do pigmento na mácula e, portanto, diminuir o risco de degeneração macular.
Para isso, consuma vegetais folhosos escuros como espinafre e couve.
A literatura recomenda suplementar com 20 mg de luteína e 1 mg de zeaxantina.
– Ginkgo Biloba
Esse fitoterápico melhora a circulação sanguínea ocular e reduz a inflamação, além de melhorar a visão de pessoas com glaucoma.
As pesquisas indicam pelo menos 50 mg por dia para apoiar a sua visão.
– Vitamina E
É um dos antioxidantes mais importantes com que você pode “alimentar” seus olhos, que interage positivamente com as vitaminas A e C. Com isso, inibe agressões inflamatórias nas células dos olhos, que podem levar à perda de visão e até degeneração macular.
Alguns estudos mostram que a suplementação de vitamina E associada a vitamina A pode diminuir o risco de desenvolver esta condição ocular ofuscante.
Os estudos apresentam bons resultados com doses de 400 UI por dia. Converse com seu médico sobre essas possibilidades e Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- JAMA Ophthalmol. 2018;136(6):678-681.
- JAMA. 1994;272(18):1413-1420.
- www.drrondo.com/protecao-contra-degeneracao-macular/
- www.drrondo.com/como-prevenir-a-degeneracao-macular/
- www.drrondo.com/solucoes-naturais-recuperar-visao/
- www.drrondo.com/gingko-biloba/
- www.drrondo.com/reverta-cegueira-noturna-vitamina/