Com o isolamento social devido ao novo coronavírus, cresceu muito o delivery de comida. E isso por dois motivos: o primeiro, e mais óbvio, é que as pessoas estão ficando em casa. O segundo é que na maioria dos casos só está permitido o funcionamento dos restaurantes para entrega. Assim, mesmo aqueles que não faziam delivery, agora oferecem o serviço.
Mesmo recebendo a comida em casa, é preciso tomar alguns cuidados devido ao perigo de contaminação por Covid-19. Segundo o FDA, órgão regulador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, não há evidências fortes de transmissão do vírus pela comida.
Portanto, a atenção deve estar mais voltada ao contato entre pessoas ou com superfícies, onde o micro-organismo pode ficar por algum tempo antes de infectar alguém. É interessante, então, ficar atento também às embalagens dos produtos. Confira as dicas:
1 – Evite o contato ao máximo: muitos serviços de entrega de alimentos agora permitem a entrega sem contato. Você fornece a indicação de onde o entregador deve deixar o alimento, pegando-o depois. Para isso, é claro, será necessário fornecer informações exatas.
2 – Prefira o pagamento on-line: os aplicativos de delivery permitem que você faça o pagamento com seu cartão de crédito diretamente pelo smartphone. Fazendo isso você evita ainda mais o contato, pois não precisará lidar com dinheiro nem com a maquininha de cartão no momento da entrega.
3 – Remova a embalagem: o vírus pode permanecer em uma superfície por um determinado tempo, dependendo do material. Por isso é importante, sempre que possível, remover da embalagem a comida que você recebeu. Isso vai minimizar a possibilidade de uma infecção, caso a embalagem tenha sido manuseada antes por alguém com o COVID-19.
4 – Lave as mãos: depois de seguir as dicas anteriores, é claro, você precisa lavar bem as suas mãos. Lembre-se de usar bastante água e sabão, lavando por pelo menos 20 segundos. Esse é o tempo suficiente para uma higienização adequada que dê adeus a qualquer vírus.
5 – Armazene e higienize os alimentos da forma correta: essa é uma dica que vale não somente para tempos de pandemia, mas para sempre que você fizer compras. Se não for preparar os alimentos assim que receber, lembre-se de refrigerá-los o mais rápido possível, principalmente no caso de carnes. Para as frutas, verduras e legumes, é importante fazer uma higienização adequada antes de cozinhar ou consumir. Clique aqui para algumas dicas naturais de higienização.
6 – Que tal uma gorjeta? Nesse momento, muitas pessoas contam apenas com as entregas para de comida para conseguirem algum dinheiro. São pessoas que não tem a possibilidade de trabalhar em casa e estão se arriscando para nos trazer os alimentos. Uma pequena gorjeta, se possível, pode ajudar. Até mesmo os aplicativos de delivery permitem que você coloque esse valor junto com o pagamento.
Então, aproveite essas dicas! Fique em casa e se proteja do novo coronavírus. É fundamental contarmos com a colaboração de todos nesse período de desafios. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Food Safety and the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). U.S. Food & Drug Administration.
- Doremalen, N. et al. Aerosol and surface stability of HCoV-19 (SARS-CoV-2) compared to SARS-CoV-1. U.S. Government.
- https://drrondo.com/como-higienizar-verduras-legumes-frutas-totalmente-natural/