A eficiência dos probióticos é indiscutível no combate a diarréias agudas, tão comuns no verão e em viagens de férias.
Em viagens, nada mais natural que experimentar pratos típicos, diferentes, feitos com ingredientes aos quais não estamos acostumados. O corpo reage e pode nos presentear com diarréia aguda e suas conseqüências. Mesmo quem não viaja está sujeito a isso pelo risco de ingerir comida contaminada, já que o calor facilita a multiplicação de bactérias. Recomendo cuidado e o uso de probióticos, que têm se mostrado efetivos em casos de diarréia aguda, de acordo com pesquisadores do John Hopkins Bloomberg School os Public Health, nos Estados Unidos.
OS NÚMEROS E OS TIPOS
Estudos comprovam que probióticos reduzem em 52% a necessidade de usar antibióticos em casos de diarréia aguda. A redução é de 8% na chamada diarréia do viajante e de 34% em diarréias de causas diversas. Seu uso também reduziu em 57% diarréia aguda em crianças e 26% em adultos. Foram testadas diferentes cepas de probióticos, incluindo saccharomyces boulardin, lactobacilos rhamnosus GG, lactobacilos acidophilus, lactobacilos bulgaricus e outras. O uso isolado ou combinado dessas cepas não apresentou diferenças significativas nos resultados. Todas são eficientes.
BACTÉRIAS DO BEM
As bactérias existentes no cólon superam em cerca de dez vezes o número de células do corpo de um indivíduo. Portanto, cada um de nós abriga cerca de 100 trilhões de bactérias no cólon! Muitos especialistas acreditam que as maiores causas de doenças relacionam-se com o aumento de bactérias no intestino. Uma alimentação saudável, com pouco açúcar e alimentos refinados, contribui para que bactérias boas se desenvolvam no cólon e formem uma barreira defensiva contra bactérias ruins que lesam a saúde. Não deixe de aproveitar as férias, mas tenha cuidado. Alimente-se bem e inclua probióticos na bagagem, principalmente se viajar para fora do país.