A sarcopenia pode ser controlada com exercícios e suplementação protéica.
Fala-se muito em osteoporose, mas pouco em sarcopenia. De certa forma, são problemas parecidos. Enquanto a osteoporose se caracteriza pela perda óssea, a sarcopenia se refere à perda de musculatura. Em outras palavras: a osteoporose é para os ossos o que a sarcopenia é para os músculos. Ambas se manifestam em pessoas de mais idade e têm alguns pontos de origem em comum.
Fatores de risco
Os fatores que favorecem a ocorrência da sarcopenia, que surge com frequência durante o processo de envelhecimento e em fases de estresse excessivo, incluem mudanças hormonais, estilo de vida sedentário, lesão oxidativa, infiltração de gordura entre os músculos, inflamações diversas e resistência à insulina. Com o aumento da longevidade, tem crescido o número de pessoas com sarcopenia nos consultórios médicos.
O que faz a diferença
Exercícios que liberam muita energia, aeróbicos, como a corrida, não promovem influências hormonais na criação de músculos. Para isso são necessárias atividades de fortalecimento muscular. Mas não basta. É importante usar suplementos para produzir novo tecido muscular. Sugiro o uso de Whey protein 1 hora antes e 1 hora após o treino. Os resultados costumam ser compensadores.