Coma isso, não coma isso…
Com qual frequência você se depara com um menu para decidir o que comer? O que você escolhe? Pode ser que esteja pensando em pedir uma costela de dar água na boca e uma cerveja bem gelada, certo?
Mas, uma voz bem baixinha atrás da sua cabeça lhe diz: “vamos ser honestos”… Ou é a voz da sua esposa nos seus ombros que lhe diz para que peça a opção saudável.
Tem algo mais frustrante que isso? Ser incomodado pelo alimento que deseja consumir? E sem ver nenhum resultado?
Mas, veja…
Pode ser uma surpresa para você que a alimentação que considerava a opção saudável, na verdade, é a pior escolha? A ideia dominante do que é ruim de comer pode não estar correta. Muitas vezes, o alimento que você deseja é a melhor opção.
Vá de porco
O porco fornece gordura e proteínas essenciais, enquanto os vegetais folhosos fornecem nutrientes vitais, e nenhum deles vai estimular a sua insulina a subir como ocorre com o consumo de carboidratos a base de grãos.
O excesso de carboidrato leva não somente à obesidade, mas com o tempo, à diabetes tipo 2 e doença cardíaca. E o pão fornece quantidades maiores de carboidrato.
E não é só o pão branco, o integral também pode lhe ser lesivo. Muito produto integral, como aveia no café da manhã, pasta integral para o jantar, frutas como lanche entre refeições, são uma dieta menos saudável do que ovos e bacon, seguido por peixes.
Na verdade, não é porque o alimento tem gorduras que vai deixá-lo gordo ou diabético. Os estudos são claros, são os carboidratos que geram isso.
Entretanto, vegetais verdes como couve, acelga, espinafre e couve fornecem vitaminas e minerais que são difíceis de se obter, como magnésio, potássio, cálcio e manganês.
Consumindo-os, você se protege contra doenças, promove saúde cardíaca e estímulo para o seu cérebro. Eles também são ricos em fibras, que reduzem o colesterol e a pressão arterial, além de controlarem a glicemia, pois promovem uma lenta absorção de carboidratos na circulação após as refeições.
Trocar o seu almoço por um bom pedaço de carne e uma salada com óleo de oliva extravirgem, em vez de um sanduíche, é o ideal. Isso vai nutri-lo e a gerar energia que precisa para o resto do dia.
Referências bibliográficas:
- World Rev Nutr Diet; 84:20-73. 1999
- Lectin Lock: A Natural Defense Against the Hidden Cause of Food Sensitivity 2010
- Me and My Diabetes. December 3, 2011
- Public Health Nutrition.December 9, 2011
- Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia
- Livro Mude a sua vida com super nutrientes