Será que no Jardim do Éden tinha romã no lugar de maçã?
Nesta época do ano é comum as pessoas guardarem sementes de romã, como algo que possa trazer boa sorte para o próximo ano. A romã é uma fruta muito antiga que está associada com a saúde, fertilidade e longevidade. Tem alguns outros fatos interessantes sobre ela:
- Foram encontradas em uma tumba do Egito.
- Os soldados da Babilônia já consumiam romã antes das batalhas.
- Nas cerimonias de casamento na Pérsia, eram usadas como símbolo de futuro alegre.
- Essa fruta explodiu em popularidade especialmente por ser riquíssima em antioxidantes e não apresentar alta concentração de frutose. Sua melhor ação é na forma de suco
Poderoso antioxidante
A romã contém mais antioxidantes do que o açaí, suco de uva ou suco de mirtilo, as 3 fontes de antioxidantes mais conhecidas. Seu potencial maior é por conter a maioria dos antioxidantes. Ela tem quantidades importantes dos antioxidantes polifenóis, como taninos, antocianidinas, ácido elagico, punicalagins e punicalins.
Segundo estudo do Journal of Agricultural and Food Chemistry, que comparou a potência de 10 diferentes bebidas ricas em polifenóis, o suco de romã foi considerada a mais saudável, sendo cerca de 20% mais potente do que as outras bebidas.
Benefícios da romã
– Ação anti-inflamatória
Tem alto potencial anti-inflamatório em especial no trato digestivo. Inibe também a inflamação no cérebro, ligada à progressão de doenças degenerativas cerebrais como Demência e Alzheimer.
Melhora inflamações articulares, aliviando manifestações de artrite e reduz a degeneração das cartilagens nas articulações, a causa principal de sofrimento nas osteoartrite.
– Memória
Melhora a memória pela presença de diversos flavanoides. Reduz a progressão da Doença de Alzheimer.
– Saúde Cardiovascular
Reduz a progressão de aterosclerose. Um estudo comprovou que o consumo do suco promove redução de placas ateroscleróticas em mais de 30%, quando o grupo controle só reduziu 9%. Melhora a pressão sistólica (o valor mais alto nas medições) e recupera o fluxo sanguíneo.
– Melhora depressão
Contém os 3 tipos de estrógenos, o que promove efeito positivo nos estrogênios cerebrais e receptores de serotonina, elevando o humor.
– Risco de câncer
Inibe a proliferação celular, além de gerar apoptose (morte celular) em diversas células cancerosas. Retarda a elevação do PSA em indivíduos com câncer de próstata, com efeito protetor da próstata.
– Prevenção de osteoporose
Efetiva na prevenção da perda óssea. Regula os osteoblastos (células responsáveis pela formação óssea) e reduz a expressão dos osteoclastos (células que promovem a degradação óssea).
– Melhora parte sexual
Por aumentar a produção de óxido nítrico, melhora os problemas de disfunção erétil, aumentando o fluxo sanguíneo no pênis.
Bom, agora você já tem muitos motivos para fazer da romã mais que uma tradição de fim de ano. Coloque-a em sua alimentação durante todo o ano e sinta os benefícios!
Referências bibliográficas:
– J. Agric. Food Chem., 2008, 56 (4), pp 1415–1422
– Clin Nutr. 2004 Jun;23(3):423-33.
– Eur J Nutr. 2014 Aug;53(5):1155-64.
– Eur J Nutr. 2015 Jul 10.
– Nutrition. 2015 Jan;31(1):223-9.